Curiosidades

10 curiosidades sobre o corpo humano

0

corpo humano é uma verdadeira máquina. Cada pedacinho de nós está interligado, garantindo todo o bom funcionamento, que nos permite viver e caminhar sobre a Terra. São muitos quilômetros de vasos sanguíneos, milhões de pelos e células, onde cada um exerce uma função específica, para nos manter protegidos e vivos.

Nós evoluímos de primatas comuns até chegar em um ser de forma mais esguia e atlética, como conhecemos hoje em dia. Os humanos modernos existem há 200 mil anos e já provaram que nós podemos fazer coisas incríveis com nossos corpos. Além de termos mentes bem afiadas que nos diferenciam dos outros animais do planeta.

O corpo é a estrutura mais perfeita já criada no universo. E para provar isso, mostramos aqui coisas incríveis a respeito do potencial do corpo humano.

1 – Saliva

Uma pessoa produz cerca de meio litro de saliva por dia. Mas algumas pessoas podem produzir até dois litros. Essa quantidade acumulada ao longo da vida conseguiria encher duas piscinas olímpicas.

2 – Coração

O coração é um dos órgãos mais importantes do nosso corpo. Em nossa vida, ele chega a bombear 182 milhões de litros de sangue para o corpo.

3 – Ossos

O osso humano é bem mais resistente do que uma barra de aço do mesmo tamanho e espessura. Mesmo ele sendo tão resistente é capaz de quebrar dependendo do movimento.

Ao todo, o corpo tem 206 ossos. E mais de um quarto deles ficam nos pés. Em cada pé são 26 ossos: sete tarsianos, cinco metatarsianos e 14 falanges, três em cada dedo.

4 – Expectativa de vida

Ser destro ou canhoto pode parecer uma coisa sem muita importância. Contudo, uma pessoa destra vive, em média, nove anos mais do que uma pessoa canhota.

5 – Cérebro vs. Computador

A capacidade de armazenamento do cérebro comparada com um computador é de 10 a 100 terabytes. E alguns cientistas aumentam esses números para 2,5 petabytes ou 2,5 milhões de gigabytes. Isso quer dizer que o cérebro conseguiria armazenar três milhões de horas de vídeos.

6 – Velocidade neuronal

Um impulso nervoso enviado do cérebro viaja pelo organismo com uma velocidade de 274 quilômetros por hora.

7 – Quantidades impressionantes

O corpo humano tem grandes quantidades de enxofre, carbono, potássio, gordura e água. Para se ter uma ideia, a quantidade de enxofre pode matar todas as pulgas de um cachorro de tamanho médio.

A quantidade de carbono do corpo é suficiente para fazer uma mina de 900 lápis. Já o potássio é suficiente para disparar como uma pistola de brinquedo. A gordura que temos no corpo pode fabricar sete sabões, e a água consegue encher um recipiente de 35 a 50 litros.

8 – Renovação de células

Nós sempre estamos renovando nossas células. Para se ter uma ideia, enquanto você lê essa frase, 50 mil células do seu corpo morreram e foram substituídas por novas.

9 – Vasos sanguíneos

A longitude acumulada de todos os vasos sanguíneos do organismo é de quase 100 mil quilômetros.

10 – Vermelho de vergonha

Quando ficamos envergonhados, geralmente, ficamos com as bochechas vermelhas. Mas o que muita gente não sabe é que não somente o rosto fica com uma cor mais avermelhada. O estômago também fica. Isso porque suas paredes internas sofrem um súbito aumento de fluxo sanguíneo.

7 séries dos anos 2000 que valem a pena reasistir

Matéria anterior

Esses benefícios vão te mostrar porque incluir uma soneca na sua rotina

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Você também pode gostar