Ciência e Tecnologia

Você sabia que há uma radiação “natural” no corpo humano?

0

Muitas pessoas têm medo da radiação. De fato, a exposição a altos níveis de dela são preocupantes e podem gerar danos irreversíveis à saúde humana. Porém, ao contrário de algumas toxinas encontradas na natureza, os seres humanos evoluíram para viver com a exposição a baixas doses de radiação.

A Terra (e o universo inteiro) está repleta de radiação desde que o Big Bang gerou essas partículas na forma de átomos conhecidos como radioisótopos primordiais, há cerca de 14 bilhões de anos. Agora, eles fazem parte de tudo no cosmo.

radiação

Pixabay

Radioisótopos primordiais ainda estão presentes em rochas, minerais e no solo. A degradação desses elementos é fonte de calor no interior da Terra: o núcleo de ferro fundido é transformado em um dínamo (espécie de gerador de eletricidade) de convecção que mantém um campo magnético suficientemente forte para proteger os seres humanos contra a radiação cósmica. Não fosse por isso, essa radiação eliminaria a vida na Terra.

Por outro lado, sem essa radioatividade, a Terra teria se resfriado gradualmente até tornar-se um globo rochoso morto com uma bola de ferro fria no seu núcleo. Com isso, a vida não existiria. A radiação é tão presente no dia a dia dos seres humanos que pode ser encontrada em alimentos como bananas, feijão, cenouras, batatas, amendoins e castanhas-do-pará. A cerveja, por exemplo, contém uma forma radioativa de potássio.

radiação

Pixabay

Essa radiação do potássio emite raios gama com alta energia à medida que se degrada. Esses raios gama escapam do corpo humano, o que confirma que todos nós somos levemente radioativos. A característica positiva em meio a tudo isso é que nossos corpos evoluíram e se adaptaram para conviver com níveis baixos de radiação.

Os usos da radiação na medicina

A radioatividade natural foi descoberta pela primeira vez pelo cientista francês Henri Becquerel em 1896. Os primeiros materiais radioativos artificiais foram produzidos por Marie e Pierre Curie nos anos 1930 e, desde então, vêm sendo utilizados na ciência, indústria, agricultura e medicina.

Wikkicommons

A terapia de radiação, por exemplo, ainda é um dos métodos mais importantes de tratamento do câncer. Para aumentar a potência da radiação terapêutica, pesquisadores estão tentando modificar células cancerígenas para reduzir sua capacidade de reparar a si próprias.

Outra forma do uso de radiação no corpo humano é na radioiodoterapia. O iodo radioativo é um medicamento à base de iodo que emite radiação, utilizado principalmente em certos casos de hipertireoidismo ou câncer da tireoide. Em doses menores, também pode ser utilizado para avaliar o funcionamento da tireoide, no exame de Cintilografia.

O iodo 131 é o mais utilizado em tratamentos. No entanto, o iodo 123 tem sido a melhor opção para a realização da Cintilografia, visto que tem menores efeitos e duração no organismo. Se tratando de um material que apresenta radiação, alguns cuidados são necessários após a utilização do iodo radioativo, como permanecer isolado em uma sala por cerca de três dias e evitar o contato com outras pessoas, principalmente crianças e gestantes.

Clínica CEU Diagnósticos

Além disso, a recomendação é que o paciente fique a um metro de distância de qualquer pessoa. Relações sexuais também não são permitidas, assim como é proibido dormir na mesma cama que outra pessoa durante o período recomendado pelo médico (que dura cerca de oito dias).

Da mesma forma, é necessário lavar separadamente toda a roupa usada durante a semana seguinte à utilização do iodo. Depois de urinar ou evacuar também é recomendado que se dê descarga três vezes seguidas, além de não compartilhar o banheiro com mais ninguém da casa. Isso se faz necessário até que os níveis do medicamento diminuam e não haja o risco de contaminar outras pessoas com o seu efeito.

Fonte: BBC e Tua Saúde

Deltacron: a nova variante encontrada na França

Artigo anterior

Astronauta norte-americano vai voltar à Terra em nave da Rússia

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido