Qual é o lugar mais frio do mundo? E qual é o mais quente?

POR Magno Oliver    EM Mundo Afora      01/10/15 às 18h46

Qual é a temperatura que mais te agrada? A fria? A quente? As duas?

O frio ou o calor em uma determinada região podem ser classificados de acordo com o aglomerado do tipo de massa de ar sob a região que você se encontra. Elas podem ser quentes ou frias. A primeira se desloca de regiões mais tropicais, enquanto que as frias surgem nas regiões consideradas polares.

Duas massas de ar com temperaturas diferentes originam uma frente que pode ser quente ou fria. A frente fria ocorre no momento em uma massa de ar frio encontra e empurra uma outra quente e o resultado gera queda na temperatura , muita chuva e até nevoeiro.

Já a quente ocorre quando a massa de ar quente encontra uma outra fria e o resultado é um aumento na temperatura. E existem regiões em que as temperaturas são elevadas demais ou baixas demais.

E qual seria o lugar mais frio e o outro mais quente do mundo?

lugar-mais-frio-do-mundo-vostok-antarctica

Existe um lugar no continente Antártico a uma distância de 1.253 km do Pólo Sul que é considerado o mais frio do mundo. Nessa região foi construída a Estação de Pesquisa Vostok, por conta de suas possibilidades de perfuração profunda, escolhida pela União Soviética.

Também a uma distância de 1.260 da costa mais próxima, as temperaturas baixas são constantes durante o ano todo. O lugar mais frio do mundo tem uma média anual de -50ºC e mínimas de -70ºC no inverno e -30ºC no verão.

O lugar mais quente do mundo

8723167_orig

O lugar mais quente do mundo é o deserto de Lut. Ele é considerado como o 25º maior do mundo. Trata-se de um grande deserto de sal localizado no sudeste da província de Kerman, no Irã.

A denominação de lugar mais quente do planeta foi indicada por um estudo de sete anos feito pelo satélite "Aqua" da NASA. A superfície arenosa deste lugar tem registrado temperaturas elevadas que bateram mais de 71ºC.

Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+