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Qual motivo de os casos de navios serem vermelhos?

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Os navios estão presentes na história da humanidade há tempos. Mas isso não quer dizer que eles ficaram parados no tempo e não evoluíram com o passar dos anos e também aumentaram seu tamanho e tecnologia. Contudo, existe um fato sobre eles que nem todas as pessoas sabem ou já repararam: em sua maioria, os casos deles são vermelhos.

Realmente a maior parte dos navios tem sua parte inferior pintada de vermelho. Mas qual será o motivo de isso acontecer? Essa pergunta tem mais de uma resposta justamente porque o motivo não é único, mas vários.

Um motivo

TVCI

O primeiro motivo de os cascos serem pintados de vermelho é uma coisa prática, proteger o fundo dos navios. Essa razão data de séculos atrás, na época em que as embarcações eram feitas de madeira. Quando colocados na água, a parte de baixo dos navios entravam em contato com várias espécies marinhas, como por exemplo, as cracas. Elas são uma espécie de crustáceos que se fixam, seja nos animais, nas rochas, ou então nas embarcações. Quando elas estavam presas nas embarcações, vários estragos eram feitos, comprometendo a estabilidade do navio.

Outra complicação é que a sujeira fazia com que a velocidade da embarcação diminuísse por conta do aumento da chamada força de arrasto, que nada mais é do que a força de resistência de um corpo em um meio fluido. Por conta disso, o navio precisava de mais energia para se mover.

Na época, o que eles encontraram para solucionar esses problemas foi pintar o casco com uma tinta de cobre. Ela agia como um biocida, controlando o crescimento dos organismos que poderiam representar um risco para a madeira. Por conta da tinta ser de cobre sua cor acabava sendo mais avermelhada. E durante os séculos seguintes essa técnica foi usada.

Casco vermelho se tornou tradição

Forever young

Uma outra justificativa para o casco dos navios serem vermelhos até os dias atuais é que se tornou uma tradição. Até porque, durante toda a história, a cor foi usada continuadamente e acabou se tornando um costume náutico.

Embora hoje em dia as pessoas possam usa um biocida tendo qualquer cor em sua tinta, o casco vermelho ainda se mantém extremamente popular. Tanto é que são poucas as embarcações que tentam mudar essa tradição e colocar outra cor de tinta em seu casco.

Forma de medir

Mental floss

O terceiro motivo que faz com que os cascos dos navios seja vermelho tem a ver com o peso da carga que ele carrega. Isso porque nos cascos dos navios existem marcações com uma escala numérica para indicar profundidade. É justamente isso que indica o peso da carga que o navio está transportando, já que quanto mais pesada for a carga, mais abaixo na escala o navio ficará.

Por isso que somente olhando o quão fundo a embarcação está é possível imaginar a quantidade de carga que ele está levando, e consequentemente, o seu valor. Além da carga, saber o quão fundo um navio está é importante para que se evite que a embarcação encalhe passando em algum trecho que não lhe cabe.

Isso é um motivo que justifica o vermelho no casco porque nessa cor é mais claro de ver as marcações.

Maior navio

IG

Os cascos dos navios podem ter se mantido vermelhos ao longo do tempo, mas as embarcações se modernizaram. Tanto que, em março do ano passado o maior navio de cruzeiro do mundo, com 236.857 toneladas, zarpou pela primeira vez.

Essa embarcação é cinco vezes mais pesada que o Titanic. O peso do navio também o faz ser o maior navio “normal” do mundo, superando o transporte de contêineres “Ever Ace”, de 235.579 toneladas.

Além disso, a embarcação tem 19 piscinas, 20 restaurantes, 11 bares, uma pista de gelo, um cassino e uma área verde, com 20 mil plantas e árvores. O trajeto escolhido para a primeira viagem do navio foi de Fort Lauderdale, na Flórida, nos EUA, até o Caribe, totalizando sete dias de viagem.

Chamado “Wonder of the Seas”, o navio tem a capacidade de transportar 6.988 clientes e 2,3 mil tripulantes. De acordo com a Royal Caribbean, a embarcação também pode ter cerveja o bastante para encher duas vezes todas as piscinas a bordo.

“O ‘Wonder of the Seas’ vai energizar os cruzeiros de uma maneira mais ousada e maior. Adicionar este navio à nossa frota já é a melhor da categoria e eleva a empresa a continuar a liderar o setor com novos recursos e inovação. Esta é mais uma forma de proporcionar férias memoráveis ​​e de classe mundial, com responsabilidade, aos hóspedes de todo o mundo”, disse Jason Liberty, presidente e CEO do Royal Caribbean Group.

Essa embarcação tem ao todo 362 metros de comprimento e precisou de três anos para ser construída em Saint-Nazaire, na França. Para a construção do transatlântico foi necessário o total de 6,7 bilhões de reais.

Fonte: Mental floss, O Globo

Imagens: TVCI, Forever young, Mental floss, IG

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