Qual o significado do símbolo de da palavra Bluetooth?

POR Thamyris Fernandes    EM Ciência e Tecnologia      31/01/15 às 13h49

Com a grande popularidade dos smartphones e da Wi-Fi, é difícil encontrar por aí quem ainda não tenha usado a tecnologia Bluetooth, que consiste, basicamente, na emissão e no recebimento de dados sem a necessidade de fios entre os dispositivos. Mas, apesar de ser bastante conhecida, quase ninguém sabe porque ela recebeu esse nome tão curioso - "Bluetooth" - e qual o significado de seu símbolo, não é verdade?

Hoje, no entanto, esse mistério vai ser resolvido, com a ajuda de dados divulgados por Jim Kardach, um dos criadores da Bluetooth SIG, a associação privada sem fins lucrativos, que comanda o desenvolvimento da tecnologia. Aliás, para quem não sabe, a tecnologia já existia em 1996, quando empresas como Nokia e Ericsson procuravam padronizar a indústria em torno de um link de rádio de curto alcance, para fazer conexões entre dispositivos.

2

Em dezembro do mesmo ano, então, todos os envolvidos da SIG se reuniram na fábrica da Ericsson, na Suécie, para tentar chegar a um acordo e batizar a tecnologia com um nome só. Foi então que a Intel propôs que o recurso recebesse o codinome de Bluetooth, até a equipe de Marketing apresentasse um nome formal.

A espécie de código com o qual a tecnologia foi batizada, de acordo com Kardach, diz respeito a um rei da Dinamarca, chamado Harald Blåtand (Bluetooth, em inglês). Conforme relatos históricos, o monarca se tornou famoso a partir do século 10, ao unir a região da Escandinávia. Como a intenção da tecnologia era, exatamente, unir o computador à outros aparelhos eletrônico por meio de uma ligação sem fios, o nome pareceu apropriado.

1

Para muitos estudiosos, o nome do rei tem origem em duas palavras dinamarquesas: "Blå", que significaria "homem de tez escura", e "tan", que significaria "homem notável". Mas, com o tempo, o significado original da nomenclatura teria sido substituído pelo significado que a pronúncia da palavra "bluetooth" tem em inglês, ou seja, "dente azul". Aliás, a adaptação do nome não foi de todo errada, já que crenças populares apontam que o monarca tinha os dentes totalmente azulados pela falta de higiene.

Agora, com relação ao símbolo da tecnologia, Kardach explica que se trata da união das runas nórdicas Hagall e Berkanan, que correspondem às letras H e B, obviamente uma homenagem ao nome do rei Harald Blåtand.

3

Então, já que tanto tempo havia sido gasto nessa junção de significados e figuras; e a imprensa já se referia á tecnologia por esse nome, a tecnologia acabou sendo oficialmente batizada de Bluetooth.

Ainda sobre o assunto, você pode gostar de ler também: 12 Grandes Fracassos da Tecnologia em 2014 e 10 tecnologias que os Jetsons previram há 50 anos.

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+