História

Quem foi Alfred Nobel, o cara que deu nome à premiação

0

Quantas vezes vocês ouviram falar no tal Prêmio Nobel? Para quem não sabe, esse é uma das mais prestigiadas premiações do mundo. Todo ano as pessoas fazem pesquisas e estudos de grande importância para o bem da humanidade em diversas áreas. Entre as áreas premiadas estão a Química, Física, Medicina, Literatura, Economia e Paz.

Realmente ganhar um prêmio desses é um grande feito qualquer pessoa da comunidade científica. Mas vem cá, você sabe qual a origem desse prêmio e de onde surgiu esse nome? Quem criou a premiação foi o inventor e e químico sueco Alfred Nobel, o cara do qual nós iremos contar a história hoje.

As origens de Alfred Nobel

Alfred Nobel nasceu no dia 21 de outubro de 1833 em Estocolmo, na Suécia. Ele cresceu na cidade de São Petersburgo, onde seu pai (Immanuel Nobel) tinha uma fábrica de ferramentas e explosivos. Alfred se interessava desde muito novo por química e engenharia, o que acabou fazendo com que ele se especializasse no assunto.

Com apenas 16 anos de idade, Alfred já era químico e estava aprendendo mais com o pai. Com 17 anos ele foi para Paris para estudar Química e depois para os EUA, com o objetivo de trabalhar com o engenheiro naval John Ericsson.

Mas foi na fábrica do pai que Alfred conheceu a tal famosa nitroglicerina líquida, o que fez com que ele criasse sua invenção mais famosa: a dinamite. Para Alfred, sua invenção tinha como objetivo facilitar grandes construções como túneis e canais. Depois de fazer patentes e explorar poços de petróleo na Rússia, Alfred Nobel acabou se tornando um milionário.

Visto como um homem mau

No ano de 1888, o irmão de Alfred faleceu, mas os jornais se enganaram e noticiaram que na verdade Alfred tinha morrido. O mais terrível disso tudo? Os jornais publicaram coisas como “o mercador da morte morreu” ou “Doutor Alfred Nobel, que enriqueceu ao descobrir maneiras de matar mais pessoas de uma forma mais rápida do que jamais visto, morreu ontem”.

Alfred, indignado com o legado que estava deixando e da forma como seria lembrado, resolveu mudar seu testamento e deixar toda a sua fortuna como prêmio para pessoas que prestaram serviços para a humanidade. Em dezembro de 1896, Alfred Nobel morreu na Itália com seus 63 anos de idade.

Assim, Alfred Nobel deixou sua herança de 32 milhões de coroas suecas para a criação de uma instituição que teria a função de administrar a premiação: a Fundação Nobel.

O Prêmio Nobel

A primeira cerimônia do Prêmio Nobel ocorreu em 1901, no Conservatório Real de Estocolmo. No começo, as áreas que eram premiadas eram as seguintes: Química, Física, Medicina, Literatura e Paz Mundial. Depois, exatamente em 1969, o prêmio para Economia foi incluso, financiado pelo Banco da Suécia.

A cerimônia do Prêmio Nobel acontece no dia 10 de dezembro (dia da morte de Alfred Nobel) em Oslo, na Noruega, e em Estocolmo, na Suécia. Os premiados ganham uma medalha de ouro, diploma e uma quantia que ultrapassa US$1 milhão.

Mas e você, sabia qual ou quem é a origem do Prêmio Nobel? Comente!

Como eram os ritos de morte dos brasileiros há 10 mil anos atrás

Matéria anterior

Trama de Detetive Pikachu foi revelada e já queremos ver

Próxima matéria

Mais em História

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.