Fotógrafo mostra como estão locais em Paris afetados pela 2ª Guerra Mundial

POR Rafael Miranda    EM Mundo Afora      15/05/15 às 12h05

Existem muitos marcos emblemáticos em Paris que são reconhecíveis hoje assim como no período em que a cidade foi devastada pela guerra. O fotógrafo e diretor de arte francês Julien Knez tem uma coleção impressionante de imagens de Paris dos anos 40 e decidiu fazer um contraste com o que se vê atualmente na cidade.

A França entrou na II Guerra Mundial para se opor aos objetivos de expansão do território alemão e dos aliados Nazistas. Em 14 de Junho de 1940 a Alemanha invadiu a França e o presidente Albert Lebrun foi tirado de seu cargo. Somente no famoso Dia "D". Ao final do conflito armado, as tropas do Eixo se viram encurraladas e, como último recurso, plantaram explosivos nas bases da torre Eiffel, e tentaram demoli-la. A torre só foi reinaugurada anos mais tarde, em 17 outubro de 1948.

A 2ª Guerra Mundial encerrou a supremacia Européia no planeta. Agora, a grande potência mundial seria EUA e União Soviética. Com milhões de mortos e feridos, a Europa passou por uma dura crise econômica no pós guerra. Os Estados Unidos para não se prejudicarem com essa situação, decidiram ajudar os países europeus a se reconstruírem. Para isso foi criado o Plano Marshall, onde foram investidos cerca de 13 biliões de dólares nos países europeus. O dinheiro foi utilizado principalmente para a compra de alimentos, fertilizantes e rações. Conheça um pouco mais desse período através do antes e depois feito por Julien Knez.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23

Rafael Miranda
Jornalista viciado em memes e amante da cultura pop.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+