Curiosidades

Revelado: Usuários do Facebook estão descobrindo o destino de suas contas após a morte

0

Você sabe o que acontece com a sua conta do Facebook após morrer? Mesmo após o falecimento, é possível que o usuário continue ativo.

A morte é um evento impactante para todos os envolvidos e deixa uma marca digital singular. De forma surpreendente, muitas pessoas encontram conforto ao percorrer as fotografias de um ente querido, como se estivessem folheando um álbum de memórias virtual, mantendo assim as lembranças vivas.

Portanto, muitos começaram a se perguntar o que acontece com a conta do Facebook nesse sentido.

Para quem tem dúvidas, vale reforçar que ela continua ativa e apta para visitação. No entanto, com algumas mudanças, e, claro, respeitando as vontades do usuário.

Se prezar pela privacidade, pode escolher pela limpeza total, eliminando todos os posts e exclusão automática. Isso acontece após uma pessoa próxima informar a morte. Assim, a rede social elimina tudo, em respeito ao indivíduo.

A outra opção

Via Unsplash

Agora, se você aprecia a ideia de deixar uma presença digital, é possível transformar o seu perfil em uma “conta memorial”.

Essencialmente, isso significa converter a sua página em uma espécie de memorial digital, mantido por alguém que você escolheu como seu “contato de legado”.

O Facebook esclarece que esses perfis são um lugar para os amigos e familiares compartilharem memórias e conteúdos, além de responder mensagens no mural.

Contudo, ninguém poderá fazer login na conta e ela não aparecerá na seção “pessoas que você talvez conheça”. Portanto, não haverá aparições repentinas e assustadoras para surpreender os amigos.

Caso não tenha um contato de legado designado, que está disponível nas configurações da conta do Facebook, a página memorial ficará como atualmente, sem modificações.

Se os familiares quiserem compartilhar memórias e se reunir, podem preferir por um grupo em comum.

Espaço de conforto

Por exemplo, Sonya Dhillon, em uma entrevista ao Daily Mail, compartilhou como o perfil memorial criado para o seu jovem primo trouxe conforto a ela após o trágico falecimento dele.

Ela comentou que criou um memorial para ele, para que pudessem conversar e comemorar seu aniversário também.

Para os usuários do Twitter e do Instagram, fiquem tranquilos. Essas plataformas também oferecem configurações semelhantes para a memorialização de contas e exclusão.

Todos os detalhes podem ser encontrados nas configurações dessas plataformas.

Importância

Na era digital, ter um espaço memorial online se tornou uma forma importante de manter as pessoas conectadas, mesmo após o falecimento.

Esses perfis memoriais oferecem um local onde amigos e familiares podem se reunir virtualmente, compartilhar memórias, expressar seus sentimentos e manter viva a lembrança da pessoa querida.

Em um mundo cada vez mais conectado através das redes sociais, esses espaços proporcionam uma maneira significativa de honrar e lembrar aqueles que partiram.

Além disso, eles servem como uma fonte de consolo e conforto para aqueles que desejam continuar a se sentir próximos do ente querido, mesmo que seja apenas virtualmente.

Via Unsplash

Muitas vezes, as principais lembranças estão na internet, como fotos e vídeos compartilhados. Apagar as contas podem comprometer o acesso a esses arquivos, e, pior, inexistentes offline.

Por isso, a preservação da identidade digital e das memórias online de uma pessoa tornou-se uma parte significativa do processo de luto na sociedade moderna, permitindo que a conexão emocional com aqueles que partiram permaneça viva, mesmo além da vida terrena.

Portanto, nesta era do pós-vida digital, você tem opções. Seja optando por limpar o seu histórico ou deixar um legado digital duradouro, as redes sociais têm o que você precisa.

 

Fonte: Mistérios do Mundo

Imagens: Unsplash, Unsplash

Ex-CEO do Google adverte: inteligência artificial apresenta risco de machucar pessoas

Artigo anterior

Até 2100, duas bilhões de pessoas podem ser expostas ao calor mortal

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido