Curiosidades

Sabia que o mau-humor também traz alguns benefícios?

0

Parece loucura dizer isso, mas aquela sua tia que vive de cara feia pode não estar tão errada assim. Isso porque o mau-humor, apesar de deixar as pessoas um tanto azedas e sisudas, não é todo ruim e pode até trazer algumas benesses para as pessoas.

Mas calma! Antes que você comece a pensar que estamos contando mentira, essa afirmação foi tirada de um livro, The Depths (A profundidade, em português), que analisa os motivos que levam as pessoas a saírem do controle de suas emoções e analisa o que causa essas pequenas insatisfações que costumam aparecer na vida de todo mundo.

Bom, então é isso. Pare de mandar todo mundo ficar sorrindo à toa. Conheça agora, 3 principais benefícios para lá de inesperados que o mau-humor pode trazer:

VISÃO RAIO-X

1

Por incrível que pareça, pessoas mau-humoradas podem reduzir erros de julgamento, ajudar os outros a perceberem melhor quando podem ser enganados, além de fazer com que seus “portadores” se comportem melhor na convivência em grupo (choquem!), já que tendem a ser mais educados e diretos.

EVITA ERRAR 2 VEZES

2

O mau-humor ajuda a pessoa em questão a manter recordações ruins sobre coisas que lhe fizeram mal no passado, de forma física ou emocional. E é justamente a lembrança do ocorrido e a tristeza que esta situação ruim causou que ajuda a prevenir novos incidentes parecidos no futuro. Pelo menos isso, né?

AJUDA A PREVENIR DEPRESSÃO

3

Conforme os especialistas, quem aceita um sentimento ruim e fica de mau-humor de vez em quando pode ter resultados positivos no futuro. Isso porque, ao “sofrer” com esse sentimento por um tempo, você acaba extravasando a energia negativa que ele lhe traz e consegue esquecê-lo com mais facilidade. Quem tende a reter o mau-humor, é possível guarde mais rancor e tenha complicações com isso mais tarde.

As mais magníficas cavernas do mundo

Matéria anterior

Amor materno no reino animal

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.