Saúde

Saiba o que ocorre com o corpo quando você para de tomar refrigerante

0

Muitas pessoas desejam parar de tomar refrigerante, seja por saúde ou por estética. E se você se identificou com essa situação, pode se sentir motivado ao conhecer os benefícios dessa ação para o seu corpo!

Não é surpresa que o consumo de refrigerante seja prejudicial à saúde. Com baixa quantidade de nutrientes e alto teor calórico, as bebidas gaseificadas contêm grandes quantidades de corantes, conservantes e açúcar.

Para aqueles que buscam cuidar melhor do corpo, abandonar o consumo dessas bebidas é fundamental.

Contudo, também é importante questionar se essa medida é realmente eficaz e quais são os impactos na saúde de quem para de consumir refrigerante.

De acordo com a médica nutróloga Andrea Sampaio, do Hospital Sírio-Libanês, os benefícios de parar de tomar refrigerante podem ser observados em todo o organismo. Confira!

4 benefícios de parar de tomar refrigerante

1. Perda de peso

Via Freepik

Parar de tomar refrigerante resulta em uma significativa redução da quantidade de açúcar acumulada no organismo.

Isso porque uma lata de refrigerante de 350 ml contém cerca de 10 colheres de chá de açúcar, o que equivale a 100% da ingestão diária recomendada, conforme explica Andrea.

Além disso, também existem outros elementos que contribuem para o ganho de peso, como sódio e outros componentes da fórmula da maioria dos refrigerantes.

E com a redução dessa quantidade de elementos pouco saudáveis, seu corpo sentirá a mudança, desinchando, parando de reter líquido e diminuindo a gordura parada.

2. Menor risco de diabetes

Enquanto isso, o consumo de refrigerante provoca uma rápida elevação nos níveis de açúcar no sangue, desequilibrando as taxas metabólicas e favorecendo o desenvolvimento do diabetes tipo 2.

Ao parar de tomar refrigerante, existe uma estabilização nos níveis de açúcar sanguíneo, evitando picos e protegendo a saúde do organismo.

Nesse caso, algumas pessoas podem optar pelos modelos diet ou zero açúcar, o que resolveria a questão dos níveis de glicose, por exemplo. Contudo, mesmo esses modelos ainda contém fórmulas com outros nutrientes menos saudáveis.

Assim, apesar de ser menos prejudicial, ainda é interessante cortar essa bebida e substituí-la por outra com menos açúcar e sódio.

3. Melhora na qualidade da pele

Pode não parecer, mas ao parar de tomar refrigerante, você sentirá mudanças também na sua pele.

Isso porque existe uma regulação na ingestão de açúcar, como mencionado em outros benefícios. Com isso, observa-se uma melhora significativa na aparência da pele.

O açúcar torna o colágeno mais rígido, contribuindo para a desidratação e opacidade da pele. Isso pode aumentar a oleosidade e favorecer o surgimento da acne, explica a médica.

E, claro, os demais componentes da fórmula dos refrigerantes também não são muito indicados para quem deseja ter uma pele saudável. Por isso, apostar em outras bebidas, especialmente naturais, e beber bastante água, pode trazer mudanças visíveis.

Via Freepik

4. Redução da gordura hepática

Os refrigerantes, ao serem absorvidos pelo intestino, acrescentam uma grande quantidade de açúcar no organismo.

Esse acúmulo se torna triglicerídeos distribuídos pelo corpo, resultando no depósito de gordura no fígado.

Embora não seja um benefício visível, reduzir o consumo de refrigerante ajuda a diminuir essa condição. Isso é especialmente importante para pessoas com algum grau de obesidade, ou condições específicas, como o chamado fígado gordo, que acumula mais gordura que o normal.

Cortar essa bebida e a quantidade de componentes que ela possui diminui essa ocorrência, principalmente se vier acompanhado de maior ingestão de água, por exemplo.

Muitos acham que parar de tomar refrigerante traz mudanças apenas no peso, mas os benefícios vão muito além, atingindo pele, órgãos e disposição. Por isso, vale a pena considerar reduzir o consumo e, quem sabe, trocar por outras bebidas mais saudáveis.

 

Fonte: Metrópoles

Imagens: Freepik, Freepik

Cientistas descobrem sistemas cerebrais que são “centrais” para psicose

Artigo anterior

Vai medir a pressão arterial em casa? Existem alguns detalhes importantes para fazer antes

Próximo artigo