Saúde

Crioterapia: como o choque térmico reduz a dor e relaxa os músculos

0

A crioterapia está ganhando cada vez mais fama, e de vez em quando se torna um tema nas redes sociais quando uma celebridade é vista mergulhando em uma banheira de água gelada ou cheia de cubos de gelo, como fez a Anitta, há alguns dias.

Com isso, traz de volta a discussão sobre os potenciais benefícios da prática, como relaxamento muscular e prevenção de inflamações, graças ao choque térmico.

Se você já aplicou uma compressa de gelo em uma parte do corpo após uma lesão, já utilizou uma das várias técnicas de crioterapia. Mesmo sem saber, está aproveitando essa técnica na sua saúde muscular.

Crioterapia de imersão

Via Freepik

Por outro lado, a técnica que realmente despertou o interesse das pessoas é a crioterapia de imersão.

Segundo Leandro Karam, fisioterapeuta e coordenador do curso de Fisioterapia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), trata-se de colocar o corpo todo em um líquido a uma temperatura próxima de dez graus Celsius, por cerca de dez a 15 minutos.

De acordo com um artigo publicado no International Journal of Environmental Research and Public Health, mergulhar em água gelada exerce pressão sobre o corpo, em um processo conhecido como pressão hidrostática.

Ele direciona o fluxo sanguíneo para o coração, cérebro e pulmões, proporcionando maior oxigenação e nutrientes a esses órgãos.

O mesmo material também indica que após esse banho frio, os vasos sanguíneos se dilatam e bombeiam o sangue rico em oxigênio e nutrientes de volta aos tecidos do corpo, incluindo os músculos.

Benefícios da água gelada

Os benefícios do banho gelado para a saúde são diversos, devido à redução da temperatura corporal e ao aumento da circulação

Alívio das dores

A água fria estimula os receptores de frio na pele, enviando impulsos elétricos ao cérebro que reduzem a sensação de dor.

Além disso, os banhos de gelo causam constrição dos vasos sanguíneos, diminuindo a intensidade da lesão. Essa é a conclusão de um artigo publicado na Knee Surgery, Sports Traumatology, Arthroscopy.

Via Freepik

Relaxamento muscular

Conforme relata um estudo da revista científica Elsevier, a imersão em água fria aproximadamente uma hora após o exercício auxilia na redução da dor muscular e na melhora da recuperação muscular por até 24 horas.

Melhora do humor

Pesquisas também indicam que a imersão em água fria pode reduzir a tensão e a raiva, além de proporcionar um estado de alerta e diminuir o nervosismo.

Choque térmico

O que conhecemos como choque térmico é na verdade a terapia de contraste. Nessa técnica, a pessoa é submersa em uma banheira gelada e depois passa para uma banheira quente.

O efeito anti-inflamatório vem da exposição à crioterapia. É isso que desencadeia o processo anti-inflamatório e analgésico. Além disso, o calor também contribui para o alívio da dor.

Portanto, a terapia de contraste, ou seja, o choque térmico, não combate diretamente o processo inflamatório, mas pode ajudar no alívio da dor, explicam especialistas.

O fisioterapeuta esclarece que quando a pessoa se submete à crioterapia, ocorre uma contração dos vasos sanguíneos, seguida imediatamente pela vasodilatação – o relaxamento desses vasos – ao ser exposta ao calor.

Via Freepik

Cuidados na crioterapia

No entanto, muitas pessoas possuem dúvidas sobre essa técnica. Por isso, especialistas esclarecem sobre os cuidados.

O uso da crioterapia é ideal para processos inflamatórios, além de facilitar e melhorar o processo de reparo muscular.

Existem evidências científicas que demonstram que a crioterapia auxilia no reparo muscular, o que se confirma por mudanças em alguns marcadores biológicos que indicam esses processos.

Segundo o fisioterapeuta, a crioterapia pode ser realizada por qualquer pessoa, desde que se tenha cuidado com a temperatura.

Isso porque a temperatura deve ficar em torno de dez graus. Vale reforçar a necessidade de cautela em relação a feridas abertas ao utilizar a técnica do banho gelado.

Se você tem interesse na crioterapia, é aconselhável consultar um fisioterapeuta e realizar o procedimento sob a orientação do profissional.

 

Fonte: Canaltech

Imagens: Freepik, Freepik, Freepik

TikTok lança seu programa de monetização

Artigo anterior

Novo Código Civil irá parar de tratar pets como objetos

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido