• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Se o ouro é naturalmente amarelo, como é que o ouro branco é feito?

POR Rafael Miranda    EM Ciência e Tecnologia      19/02/15 às 15h46

Quando a palavra ouro é dita, é provável que você lembre de barras de ouro (que valem mais do que dinheiro) e joias amareladas e brilhantes. Desde pequenos nós aprendemos seja nos filmes, desenhos, escola ou programas de TV que o ouro tem aquele tom amarelo característico.

De fato, não estamos errados. O ouro é realmente amarelo. Ai que surge a dúvida: como é possível a confecção de jóias com ouro branco? O ouro branco realmente é ouro ou é outro elemento?

O ouro branco surgiu da combinação  entre a liga de ouro amarelo e outros metais como prata, níquel e paládio. O ouro amarelo que vemos em muitas jóias geralmente tem a liga de ouro combinada com um metal chamado cobre. Antes do surgimento do ouro branco, muitos designers de jóias tentaram inovar na criação de peças combinando ouro, platina e diamante em uma liga metálica. Como o processo de fabricação ficaria extremamente caro pelo fato de a platina ser um metal raro, a alternativa foi utilizar a prata, níquel e paládio para criar o conhecido ouro branco.

Por que o ouro tem que ser fundido com outros metais?

6

Você não vai encontrar em uma joalheria uma joia feita com ouro puro. O ouro em seu estado puro é chamado de ouro 24 quilates. Nesse estado, ele é muito frágil e mole, o que compromete a durabilidade das joias e dificulta o trabalho do joalheiro na hora de fazer a peça. Dessa maneira, o ouro puro é misturado a pequenas quantidades de outros metais, para corrigir esse problema.


O que tem no ouro branco?

3

A liga mais comum para se obter o ouro branco é formada por 75% de ouro, 12,5% de prata e 12,5% de paládio. O ouro utilizado nesse processo é o ouro 24 quilates. A composição da liga de ouro branco pode variar. Aquele prateado vivo e brilhante que você vê nas joias depende de outras variáveis além da composição da liga.

Na verdade, a liga de ouro branco não é tão brilhante quanto você vê por aí. A liga de ouro branco geralmente tem um aspecto acinzentado. Para ter o máximo de beleza das joias com tons prateados, as ligas de ouro branco são banhadas em um metal chamado ródio, que é da mesma família da platina e deixa as joias com aquela beleza que chama a atenção.


Próxima Matéria
Rafael Miranda
Criando forças para segurar o forninho de cada dia. Instagram: @rafaelmiranda17
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+