Se você fica envergonhado ao receber um elogio, a ciência sabe o que é e como te ajudar

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      11/05/18 às 17h31

Todo mundo gosta de ser visto de uma forma positiva, não é mesmo? No entanto, algumas pessoas não conseguem lidar bem com elogios e acham essas situações embaraçosas.

Um exemplo: você está numa sala de aula no dia da entrega do resultado de um exame. Um amigo recebeu uma nota pior do que a sua e seu professor brigou com ele na frente de todos. Em seguida, ele vai até sua mesa e começa a te elogiar.

Essa situação faz com que muitas pessoas fiquem envergonhadas. Sem saber o motivo, essas pessoas temem por qualquer elogio na frente dos outros. No entanto, a causa disso pode ser explicada e nós mostramos como.

O motivo pelos quais os elogios são embaraçosos

Como afirmamos, receber um elogio pode fazer bem para a auto-estima, mas pode causar efeitos negativos em outras pessoas. Algumas sentem câimbras ou até podem ter um ataque de ansiedade. Isso não é algo incomum e se você é uma dessas pessoas, não está sozinho. Segundo um estudo realizado, quase 70% das pessoas ficam envergonhadas nessas situações. Essas pessoas sentem dificuldade em diferenciar elogios de constrangimento e ficam desconfortáveis.

A razão desses elogios se tornarem situações ruins é que os seres humanos são programados socialmente para cumprir duas regras. São elas: não dizer coisas positivas sobre nós mesmos e não estar sempre e acordo com o próximo. Quando nos elogiam, duas coisas podem acontecer. Se você aceitar o elogio como algo bom, pode estar quebrando uma das duas regras, se você não aceita, está quebrando a outra. Basicamente, isso é o que causa o desconforto que mexe com o emocional.

Há ainda uma crença generalizada de que um elogio tem que deixar a pessoa sem graça, pois assim mostrará humildade por parte de quem recebe. Alguns estudiosos acreditam que esse desconforto seja uma maneira inconsciente de agir corretamente. Outra explicação para isso é que agimos assim quando não acreditamos que o elogio esteja sendo feito de forma verdadeira pela pessoa.

Embora saibamos que isso é algo que acontece com pelo menos 70% das pessoas, devemos lutar para não se deixar levar, pois pode afetar o nosso psicológico. Christopher Littlefield, pesquisador sobre o assunto afirma que devemos simplesmente aceitar o elogio. Ele ainda complemente dizendo que a pessoa que faz um elogio, não está perguntando se você aceita ou não, muito menos se concorda. Sendo assim, ela está dando uma opinião sobre como alguma atitude sua a afetou.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Via   Super curioso  
Imagens Vix
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+