Curiosidades

Veja os preços dos principais alimentos da Venezuela e entendam as dimensões da crise do nosso vizinho

0

A falta de produtos nas prateleiras dos supermercados da Venezuela tem feito os preços dos produtos básicos dispararem a níveis de artigos de luxo. E essa não é a primeira vez que falta produtos nas prateleiras ou preços abusivos na Venezuela viram notícia no mundo inteiro. Para vocês terem uma ideia, um pacote com 36 camisinhas já foi difícil de encontrar no país, e chegava a custar cerca de 4.760 bolívares (cerca de R$ 3.087 atualmente).

E outro caso, o McDonald’s passou a oferecer mandioca frita aos clientes, devido à falta de batatas. “Comer na Venezuela é um luxo. Agora, você tem de estabelecer prioridades: se compra leite, não pega a carne e nem o frango, porque tudo está impossível de comprar”, declarou a dona de casa Sonia Indriago em uma entrevista. Por causa disso, aos poucos pacotes de leite em pó que chegam aos supermercados não encontram compradores.

001

O Ministro da Agricultura e Terras, Wilmar Castro Soteldo, afirmou que iria analisar a estrutura de custo do leite, carne e do açúcar para desenvolver um plano para diminuir os custos de produção, segundo a Agência de Notícias da Venezuela. A escassez de produtos no país tem contribuição para a disparada da inflação. Segundo o banco central venezuelano publicou em janeiro de 2016, a alta dos preços em 12 meses atingiu 141% em setembro. Projeções do FMI (Fundo Monetário Internacional), no entanto, são ainda mais pessimistas. De acordo com o fundo, de inflação em 2015 girou em torno de 160%, a maior do mundo, e deverá chegar a 720% em 2016.

Infelizmente, nossos vizinhos declararam oficialmente estado de emergência no início de 2016. Mas afinal, vocês tem uma noção de quanto custa as coisas por lá? Um leite em pó aqui no Brasil custa entre 10 e 18 reais, mas com a escassez extrema na Venezuela, quanto custa um leite em pó lá? Acreditem vocês ou não, um leite em pó na Venezuela custa em torno de 700 dólares, que convertendo para o real dá em torno de 2.274,25. Quantas coisas poderíamos comprar com R$ 2.274,25 além de uma lata de leite em pó?

002

O preço da farinha de milho no Brasil pode variar entre 1,50 e 3 reais. No EUA, pode chegar a custar 9 dólares. Na Venezuela, um pacote de farinha de milho custa em torno de 301.50 dólares, o que daria 979,12 reais. Muito dinheiro, não? Para vocês terem uma ideia, 1 pacote de de farinha de milho na Venezuela daria para comprar 120 pacotes nos EUA.

2

É, pelo preço da farinha de milho e do leite em pó dá para ter uma noção da crise no país, certo? Agora imaginem pagar 129 reais em uma melancia? Bom, isso se você encontrar uma melancia por lá. Sim, as coisas estão realmente complicadas por lá, e a inflação está prevista para crescer cerca de 2.200 por cento até o ano de 2017. Por enquanto, uma caixa de ovos por lá está custando 150 dólares, que convertido para o real dá cerca de 487,12 reais. Um omelete lá deve valer uma verdadeira fortuna.

003

E aí amigos, já sabiam quais os preços da Venezuela? Acharam os preços abusivos? Sim ou claro? Comentem!

7 segredos que os garotos descobrem quando saem com uma mulher de verdade

Artigo anterior

18 professores que ultrapassaram as expectativas da zoeira

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido