Curiosidades

Sua panela pode te trazer um risco de ter Alzheimer? Especialista responde

0

O mal de Alzheimer é uma doença incurável, que afeta o cérebro, e vai ficando mais grave com o tempo. O diagnóstico, em seus primeiros estágios, pode ajudar a retardar o avanço da condição, mas nem sempre isso é possível. Por conta disso que conseguir detectar essa doença o quanto antes é essencial para o seu tratamento e possível retardamento.

Contudo, não se sabe ao certo o que pode causar o Alzheimer. Por isso muitas “origens” da doença são levantadas. Por exemplo, existe a dúvida se as panelas antiaderentes são tóxicas, ou se as de alumínio podem causar demência. E várias matérias são escritas explicando se isso realmente é ou não verdade.

Claro que quando matérias desse tipo aparecem é fácil entender o motivo de elas chamarem tanta atenção. Até porque as pessoas usam as panelas todos os dias e nada mais plausível do que elas quererem que os utensílios que elas usam sejam seguros. Mas será que essas preocupações realmente são legítimas?

A boa notícia é que o produto químico principal que é usado para fazer panelas antiaderentes foi eliminado e o alumínio não tem relação com a demência. Além disso, quem estiver comprando utensílios novos para a cozinha irá descobrir que hoje em dia existem muitas opções de materiais. Como por exemplo, aço inoxidável, cobre, ferro fundido, antiaderente e cerâmica, e todos eles no geral são seguros.

O que irá determinar a escolha de um material ao invés do outro é o tipo de cozinheiro que a pessoa é, e não os possíveis riscos ou o que eles trazem para a saúde.

Panelas antiaderentes

Amazon

Esse tipo de panela é bastante popular por ser menos provável de grudar os alimentos nela, ou seja, a pessoa precisa usar menos óleo. Além disso, elas também são mais fáceis de limpar do que as panelas de ferro fundido.

A maior parte das panelas antiaderentes tem um revestimento de Teflon, que é a marca do politetrafluoretileno (PFTE), mas isso não é uma regra para todas, já que algumas são revestidas com titânio-cerâmica.

E no caso desse tipo de panela, ela sempre aparece no topo da lista das que podem causar Alzheimer ou algum tipo de risco à saúde. Isso acontece por conta do uso de produtos químicos eternos, como PFTE. Essa designação é bem comum para as substâncias per e polifluoralquil (PFAS), que são uma família de produtos químicos sintéticos que se baseiam em ligações carbono-flúor.

Essa preocupação com as panelas antiaderentes existe porque, antes de 2013, o que se usava para fazer o Teflon era o ácido perfluorooctanóico (PFOA). Contudo, hoje em dia essa não é mais a realidade. E mesmo quando esse produto químico eterno era usado, ele representava um risco bem baixo.

Mas como os produtos químicos eternos como o PFTE são seguros nas panelas? Isso acontece por conta da estabilidade e da concentração. Até porque, o teflon é estável mesmo quando ele é aquecido às temperaturas que são usadas na cozinha. Ele só começa a se deteriorar depois de 260° Celsius.

Além disso, os níveis de concentração desses produtos nos utensílios domésticos são bem menores do que os que causam efeitos na saúde. Tanto é que, mesmo que a panela antiaderente esteja arranhada, a pessoa não irá receber uma dose de PFAS prejudicial. Mas é aconselhável que ela troque a panela.

Panelas de alumínio podem causar Alzheimer?

Buscapé

Essa relação entre a exposição ao alumínio e algum tipo de demência, incluindo o Alzheimer, não tem nenhuma evidência forte que a confirme. Então de onde veio essa relação?

Foi em 1965 que os cientistas descobriram que se eles alimentassem os coelhos com altos níveis de alumínio isso resultava em mudanças no seu cérebro, mudanças essas parecidas com o mal de Alzheimer. Contudo, mais tarde isso foi provado ser incorreto.

Além disso, também existiram relatos de que o cérebro de algumas pessoas com demência tinha altos níveis de metais, como o alumínio. Mesmo assim, nenhuma relação foi encontrada.

Então, o mais provável é que esse mito tenha surgido disso, mesmo sem nenhuma evidência real. Com isso, algumas pessoas passaram evitar as panelas de alumínio e até mesmo beber em latas.

Sabendo disso, a conclusão a que se pode chegar é que os utensílios de cozinha são sim seguros e não representam um risco maior para o Alzheimer ou algum outro problema de saúde.

Fonte: Science alert

Imagens: Amazon, Buscapé

Conheça algumas das personalidades famosas que foram enterradas sem partes do corpo

Artigo anterior

Esse fungo pode ser uma alternativa biodegradável ao plástico

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido