Curiosidades

Alzheimer tem relação inusitada com o interior da boca

0

Você já ouviu falar de Alzheimer? Essa doença é bastante comum principalmente entre idosos. Trata-se de um tipo de demência neurodegenerativa. Muitos estudiosos acreditam que a causa da doença seja geneticamente determinada, ou seja, ainda não existe um estudo 100% assertivo a respeito do que pode realmente causá-la.

O Alzheimer se mostra quando o processamento de algumas proteínas do nosso sistema nervoso central começa a falhar. Em decorrência dessa falha, começam a surgir alguns fragmentos das proteínas mal cortados e tóxicos dentro dos neurônios e entre os pequenos espaços que há entre eles.

A toxicidade desses fragmentos é responsável pela perda de neurônios no cérebro, principalmente em partes importantes dessa parte do corpo, como o hipocampo, que controla nossa memória e o córtex cerebral. Esse último é de extrema importância para a linguagem e o raciocínio no geral, além da memória, pensamentos coerentes e estímulos sensoriais.

Um estudo realizado recentemente apontou que o Alzheimer pode, na verdade, começar dentro da sua boca! Essa descoberta tem causado um grande alvoroço na classe científica que busca compreendê-la há vários anos.

O Alzheimer pode começar na boca

Genética, estilo de vida e o ambiente em que vivemos podem contribuir para o risco de desenvolver a doença. As mutações genéticas estão entre as causas mais bem intituladas capazes de desenvolver o Alzheimer. No entanto, uma informação recentemente pode ter nos mostrado um pouco mais sobre a doença.

A Dra. Bruna Conde, cirurgiã-dentista, especialista em saúde bucal e periodontista foi a responsável pelas informações. De acordo com ela, alguns pesquisadores influentes têm investigado as causas e a origem do Alzheimer. Se isso se concretizar, finalmente poderemos combater e até prevenir que afete pessoas de idade mais avançada.

Os estudiosos indicam que periodontite, gengivite e demais doenças ligadas à bactéria porphyromonas gengivalis podem estar relacionadas ao mal responsável pelos esquecimentos de pessoas do mundo inteiro.

“A infecção causada pela bactéria porphyromonas gengivalis é o patógeno fundamental no desenvolvimento da periodontite crônica, e estudos científicos indicam que foi identificado no cérebro de pacientes com doença de Alzheimer”, relatou a Dra. Bruna.

Com isso, podemos compreender que as doenças causadas pela bactéria citada estão ligadas diretamente ao Alzheimer. Ainda de acordo com os estudiosos, a bactéria teria acesso livre ao cérebro. Isso então induz à neuroinflamação, o que leva, quando não há cuidados adequados com a boca, às doenças neurodegenerativas.

Esse problema é ainda mais sério e alarmante quando paramos para pensar que esse tipo de doença atinge uma alta quantidade de idosos. Como foi dito, o Alzheimer está no topo da lista de doenças que se manifestam após os 65 anos.

Doença periodontal

“É importante ressaltar que esse tipo de doença afeta os tecidos que oferecem proteção e suporte para os dentes. Esses tecidos (a gengiva, o osso alveolar e o ligamento periodontal) formam a região da boca conhecida como periodonto”, pontuou Bruna a respeito da doença que pode causar o Alzheimer.

Sendo assim, trata-se de uma parte da boca que é extremamente fundamental para o bom funcionamento e para a saúde geral do nosso organismo. No entanto, por causa dessa importância toda, ela também precisa de muitos cuidados. Isso porque é uma região muito vulnerável a doenças.

Qualquer tipo de complicação pode gerar consequências um tanto alarmantes além de, é claro, surgimento de outras doenças como já abordamos aqui.

O recomendado pela Dra. Bruna é que todas as pessoas se consultem periodicamente com dentistas. Vale lembrar ainda que o Alzheimer não é a única doença que pode começar pela boca sem que imaginemos. Então uma rotina de cuidados e exames realizados sempre que necessário é de extrema importância.

Fontes: Science Alert; Canaltech.

Imagens:

Espécie nova de tardígrados recebeu nome em homenagem a Harry Potter

Artigo anterior

Vídeo viraliza com menina dormindo em apresentação de balé

Próximo artigo