Curiosidades

Suspeito de quebrar 27 imagens religiosas em igreja é preso

0

Normalmente, as igrejas católicas têm imagens de santos dentro delas e as pessoas rezam para elas ou apenas as admiram. No entanto, não são todas as pessoas que têm o mesmo apreço por essas imagens, como por exemplo, esse homem de 35 anos que é suspeito de invadir a Igreja Matriz de São Mateus do Sul, na região sul do Paraná, e quebrar 27 imagens sacras do local.

A Polícia Militar prendeu o homem no fim da tarde da segunda-feira dessa semana, no mesmo dia em que a invasão foi registrada. No momento da prisão, a PM disse que o homem estava sob efeito de drogas.

Entre as imagens quebradas estava uma centenária de Nossa Senhora das Graças, que estava na comunidade desde a época do surgimento da cidade.

Segundo a polícia, o homem foi detido suspeito de furtar um celular, mas logo testemunhas o reconheceram como o responsável pelo ato de vandalismo na igreja. Ainda de acordo com a polícia, as informações colhidas no depoimento do suspeito indicaram que a ação realmente foi um vandalismo e, a princípio, sem cunho religioso.

Agora, o homem deve responder por destruir as imagens de devoção, além do furto do celular.

Imagem histórica

G1

De acordo com o padre Diego Ronaldo Nakalski, vigário paroquial, entre as imagens quebradas estava uma centenária de Nossa Senhora das Graças, que também tem significado histórico para a cidade.

O padre explicou que a imagem está na comunidade desde a antiga capela que fez parte da formação do município. Mas ela não foi a única a ser quebrada. Além dela, foram quebradas imagens de santos, de Jesus e de outras aparições de Nossa Senhora.

Representações

Por muitos séculos, a arte na Europa e todas as grandes obras produzidas por lá estavam à disposição da fé cristã. Os santos eram um tema bastante regular na arte e muitas obras retratavam suas histórias e ações na vida, especialmente suas mortes.

Muitas dessa obras ainda causam bastante controvérsia e provocam fortes emoções nas pessoas, sejam elas fiéis ou não. Isso acontece pela forma com a qual essas imagens foram feitas e as histórias por trás de cada uma delas. Existem alguns exemplos, vejamos:

São Bartolomeu

imagens

Dreamstime

São Bartolomeu, assim como outros apóstolos de Jesus após sua crucificação, recebeu a missão de espalhar a palavra de Deus. E isso o levou muito longe, chegando à Mesopotâmia, Etiópia e até mesmo na Índia. No país asiático, ele pregou, derrubou ídolos, ensinou aos indianos o Evangelho de Mateus e expulsou demônios.

Quando ele chegou na Armênia, não foi diferente. Ele conseguiu converter o irmão do rei, o que acabou deixando-o muito irritado. O rei ordenou que Bartolomeu fosse esfolado vivo. Por isso, muitas estátuas, pinturas e imagens retratam o santo segurando sua própria pele.

Santa Margarida de Antioquia

Pinterest

Margarida era apenas uma jovem criada, até que um funcionário romano se tornou obcecado por ela. Por ser cristã, Margarida se recusou a aceitar as imposições religiosas romanas. Por se sentir ofendido e rejeitado, ele acabou a jogando na prisão.

Supostamente, ela teria sido visitada por um dragão na prisão, que a devorou. Rezando, ela teria conseguido sair do ventre da criatura e por isso ela foi associada ao parto, posteriormente, tornando-se a padroeira desse precioso momento. Então, geralmente as imagens que representam essa santa são com ela saindo de cima de um dragão.

Santa Luzia

imagens

DOL

É muito comum encontrar imagens de Santa Luzia carregando uma espécie de prato com um par de olhos sobre ele. Santa Luzia era cristã, mas sua mãe não. Sua mãe teria arranjado para a filha um casamento com um homem pagão, mas a jovem não desejava se casar. Ela queria dedicar seu tempo a ajudar os mais pobres. Porém, ela acabou tendo que se casar.

Algum tempo depois, sua mãe ficou doente e Santa Luzia a levou ao túmulo de Santa Ágata, rezando ali para que ela fosse curada. O que, de fato, aconteceu, e após isso, sua mãe acabou se convertendo ao cristianismo. Porém, o marido de Santa Luzia acabou a denunciando às autoridades numa época em que os romanos perseguiam e torturavam os cristãos. Eles teriam então arrancado seus olhos, entre inúmeras outras torturas sofridas por ela.

Fonte: G1

Imagens: G1, Dreamstime,Pinterest, DOL

Criança de 6 anos que criou games é aceita em grupo de pessoas com maiores QIs no mundo

Artigo anterior

Empresário é criticado na web após se fantasiar de serial killer Jeffrey Dahmer

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido