Tente passar no teste que os EUA faz para medir o conhecimento da população

POR Diogo Quiareli    EM Ciência e Tecnologia      30/05/18 às 14h32

Passamos muito tempo na internet e, com isso, nos submetemos a muitas coisas. A rede tem diversa finalidade em nossas vidas e vai de meio de trabalho até uma forma de entretenimento. Muita gente dedica o seu tempo realizando testes nas redes sociais a fim de descobrir algo, testar os conhecimentos ou se divertir. Entendendo sobre o desejo das pessoas em realizar testes, a cada dois anos a National Science Foundation, nos Estados Unidos, é obrigada a repassar para o presidente como está o país em relação à Ciência e a Engenharia. É realizado um teste geral para medir o conhecimento da população.

"À medida que as economias em todo o mundo crescem cada vez mais de forma intensiva em conhecimento e interdependentes, a capacidade de inovação se torna mais crítica", disse a NSF em seu último relatório. O documento foi intitulado "Science & Engineering Indicators 2018". O teste é bom, mas mostrou que os americanos estão cada vez menos interessados em questões ambientais. Está caindo cada vez mais comparado aos anos anteriores. Eles expressam mais preocupação com a mudança climática e o papel da humanidade nela.

A população americana não está se saindo bem com 10 questões simples que a NSF desenvolveu para testar a compreensão de ciência deles. Se você ficou curiosos sobre o teste, nós trouxemos para vocês cada uma das perguntas. Confira conosco a seguir e aproveite para compartilhar com seus amigos e testar os conhecimentos deles também.

Questões

1 - Verdadeiro ou Falso: O centro da Terra é muito quente?

2 - Verdadeiro ou Falso: Os continentes estão mudando de local há milhões de anos e continuarão se movendo constantemente.

3 - Qual é o correto: A Terra gira em torno do Sol ou o Sol gira em torno da Terra?

4 - Verdadeiro ou Falso: Toda a radioatividade é feita pelo homem.

5 - Verdadeiro ou Falso: Elétrons são menores que átomos.

6 - Verdadeiro ou Falso: Os lasers funcionam concentrando as ondas sonoras.

7 - Verdadeiro ou Falso: O universo começou a partir de uma enorme explosão.

8 - Verdadeiro ou Falso: É o gene do pai que decide se o bebê será menino ou menina.

9 - Verdadeiro ou Falso: Antibióticos matam vírus e bactérias.

10 - Verdadeiro ou Falso: Os seres humanos, como conhecemos hoje, se desenvolveram a partir de espécies anteriores de animais.

Respostas

1 - Verdade! Os cientistas estimam que o núcleo da Terra seja mais de 10.000 graus Fahrenheit, quase a mesma temperatura encontrada na superfície do Sol.

2 - Verdade! As placas tectônicas estão em movimento e algumas se movem poucos centímetros por ano. Esses são dados da Rede Sísmica do Noroeste Pacífico. Esse processo é o que torna o planeta rochoso e habitável para alguns tipos de vidas.

3 - O correto é: "A Terra gira em torno so Sol". Isso é simples, basta perceber a posição das estrelas que mudam com o passar o tempo.

4 - Falso! A radiação natural está por toda parte, principalmente no espaço. Temos ainda pequenas quantidades no solo, na água e na vegetação como um todo. Podemos encontrar até mesmo em bananas.

5 - Isso é verdade. Os elétrons são muito menos massivos do que os prótons e nêutrons que compõem os núcleos dos átomos.

6 - Falso! Os lasers concentram ondas de luz, não ondas sonoras.

7 - Verdade! (Com ressalvas). Esta é a teoria mais plausível até hoje. Ela diz que o universo começou a partir de um ponto de densidade infinita que começou a se expandir e criou as galáxias, planetas e estrelas. A teoria ganhou o nome de "Big Bang".

8 - Verdade! O sexo é determinado por dois cromossomos e o espermatozoide carrega um deles. Um cromossomo X (feminino) ou um cromossomo Y (masculino). O cromossomo que chegar no óvulo primeiro para se juntar com o X da mãe, determina o sexo do bebê.

9 - Falso! Os antibióticos matam apenas bactérias, não vírus.

10 - Verdade! Os fósseis no solo, estudos genéticos e outras pesquisas do último século mostraram repetidas vezes que a evolução não apenas deu origem a espécies como os humanos, mas continuará a moldar as formas de nossos descendentes.

E aí, quantas perguntas você acertou? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+