• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Teste: Você tem uma personalidade heroica?

POR Pietro Bottura    EM Curiosidades      15/09/14 às 21h26

Para todo mundo que cresceu vendo desenhos de super herois e filmes - ou seja, mais ou menos todos nossos leitores - espelhar-se em personagens da ficção é tão comum que às vezes fica difícil de separar a realidade do mundo da fantasia. Afinal, depois de ver herois como Link, Kratos, James Bond, Scott Pilgrim ou o Homem de Ferro, quem não quer ser - à sua própria maneira - alguém que faz a diferença com sua coragem e valentia?

Mas, na prática, ninguém precisa sair matando terroristas ou monstros pra conseguir esse tipo de glória. Na verdade, o heroi do mundo real tem atributos que muitas vezes contrariam o uso da violência e a lógica do "eu posso tudo sozinho", ao melhor estilo Hulk.

Num estudo realizado pelos psicólogos Scott Allison e Greg Smith, voluntários assistiram a 100 filmes considerados os melhores de todos os tempos, e em cada um deles analisaram os protagonistas em 5 quesitos que definem a personalidade humana, chamados de Big Five. Confira aqui se você age de maneira heroica nesses itens:

1) Abertura

red-pill-or-blue-pill

Herois estão sempre preparados para a aventura, mesmo que resistam a ela de início. Em filmes, muitas vezes o início da história se dá com o heroi sendo obrigado a sair de sua zona de conforto - temos aqui grandes exemplos com Matrix e O Hobbit. De acordo com a pesquisa, essa tranquilidade e gosto pela aventura são reflexos de uma inteligência acima da média, que geralmente faz do heroi um tipo de vanguardista em sua área.

Na vida real, isso significa quem uma pessoa de comportamento heroico está disposta a tomar tombos, sofrer riscos e falhar, porque seu maior desejo interno é o aprendizado e a superação.

2) Consciência

27891-5-1354820931

O código moral é essencial para herois, que geralmente seguem padrões sociais (leis) e estão dispostos ao sacrifício para tal. Por isso, são pessoas das quais se pode depender, responsáveis e disciplinadas até o fim.

3) Extroversão

TonyStark

Herois são populares e gostam da companhia de outros, o que mostra sua capacidade de interagir e trabalhar em  grupo - algo que não vemos muito com herois de filme ação. Não confunda, entretanto, popularidade com ostentação, afinal, um heroi não é egocêntrico.

4) Compreensão

3989770-2597959379-37865

Outra característica é a compreensão ou capacidade de ver as coisas de diferentes perspectivas. Como o heroi tem uma inteligência acima da média, espera-se que não seja mesquinho, ignorante ou autoritário - muito pelo contrário, que seja coletivista e prefira a cooperação à solidão.

5) Estabilidade emocional

20110925042246!Thor_vs_Loki

Essa é um pouco controversa: apesar de um fator que é quase sempre observado ser a impulsividade e rapidez de resposta, o heroi não age sem pensar e nem deixa suas neuroses o atrapalharem. Um exemplo bom é a dualidade entre Loki e Thor no filme Os Vingadores, que mostra bem como a instabilidade emocional e afetiva podem criar "vilões", ainda que esses não sejam necessariamente maus.

Inclusive, a estabilidade emocional é um recurso narrativo que só nas últimas décadas tem sido incorporado ao cinema: mostrar herois questionando sua propria habilidade e falhando, mas mesmo assim continuando confiantes é uma forma de humanizá-los.

6) O anti-heroi

277768_Papel-de-Parede-Kratos-God-of-War--277768_1920x1200

Apesar disso tudo, também existe um atributo do mal na lista dos mocinhos, a chamada "dominância sem medo". Essa característica é a de conseguir fazer apostas altas e não sentir medo de nada, o que é contraditoriamente impulsivo e agressivo, coisas que um heroi não deveria ser. Apesar disso, se essa dominância for utilizada seguindo outros critérios da lista (como o 2 e 5), é considerado positivo. Essa característica é encontrada em líderes, e na vida real é frequentemente vista em políticos e policiais, por exemplo.

Resultado: Bom, esse não é um teste numérico e fixo, e sim algo aberto para interpretações. A única forma de você realmente saber se seu comportamento é "heroico" no dia a dia é analisar se suas ações em casa, na escola/trabalho e na rua são condizentes com esse perfil, ou se o que você aprendeu dos filmes de ação foi o oposto do esperado: que ser heroi é usar a força para ser egoísta, folgado e irresponsável.

Por isso, um heroi da vida real seria muito mais como o Dr. Manhattan, Link, o Homem Aranha ou o entediante Capitão América, e muito menos como Kratos, Wolverine ou até mesmo o Batman. Contrariamente ao senso comum, portanto, o heroi é quem usa da inteligência, e não da violência, que prefere pacificar seus inimigos a matá-los ou espancá-los. Noção que, coincidentemente ou não, a maioria das religiões prega como ideal de iluminação há séculos e séculos - vide Jesus ou Buda e seus ensinamentos.

De acordo com os pesquisadores, 8 palavras podem ser usadas para definir um heroi na vida real (e quanto mais dessas você tiver, mais heroico você será): esperto, forte, solidário, resiliente, confiável, carismático, preocupado e inspirador. Quantos desses 8 itens você tem?

Próxima Matéria
Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+