Curiosidades

Refrigerante zero: aliado ou vilão da dieta?

0

Uma das bebidas que mais se consome em todo o mundo é o refrigerante. Ele é basicamente água gaseificada com algum sabor e aroma de preferência e muito açúcar. Contudo, atualmente, temos a opção do refrigerante zero. Mas será que essa bebida com cafeína, corante e vários outros ingredientes realmente tem zero calorias?

Por ser apresentado dessa forma, várias pessoas que estão no processo de emagrecimento ou querem ter um hábito “mais saudável” com relação ao refrigerante acabam optando pela versão zero. Contudo, a OMS disse que um dos adoçantes artificiais mais comuns em bebidas zero, o aspartame, agora é tido como um possível cancerígeno para as pessoas.

Mesmo assim, ainda existe muita dúvida a respeito da quantidade consumida para que ele se torne uma possível causa para essas doenças. Com essas ponderações, vem a dúvida se o refrigerante zero pode ser considerado um aliado na dieta. Ou será que seu consumo pode resultar em danos a longo prazo?

Sim ou não?

Olhar digital

O consumo do refrigerante zero é defendido por vários influencers que falam sobre dieta e até por alguns nutricionistas, porque ele não afeta o déficit calórico das pessoas que estão procurando diminuir seu peso.

Por mais que consumir esse tipo de bebida possa ser uma forma de driblar os hábitos ou vício em refrigerante sem afetar a dieta, especialistas ressaltam que o refrigerante zero não é saudável e que seu consumo frequente pode sim ter consequências que prejudicam a saúde. Ou seja, em algum momento a conta chega. Isso mostra que existe uma razão para não tomá-lo nem mesmo como parte da dieta.

Efeito contrário

Segundo uma equipe de cientistas, liderados pela psicóloga Sarah Hill, da Texas Christian University, consumir refrigerantes zero de forma prolongada pode influenciar processos psicológicos e fazer com que as pessoas aumentem sua necessidade de consumir calorias.

Ou seja, o estudo feito concluiu que beber refrigerante zero impacta as reações subsequentes a alimentos doces no geral. Por conta disso, essas bebidas podem ativar um desejo por alimentos que realmente tenham açúcar.

Conforme Hill descobriu, quando o corpo pensa que está ganhando uma bomba energética ele fica na expectativa para um estado ainda maior de desejo de alimentos calóricos. Isso pode acabar resultando em um fracasso na dieta.

Isso mostra que um hábito um tanto não saudável pode levar a outros. É justamente esse ponto que a nutricionista Thaíssa Leal fala no seu canal. “Ninguém consome refrigerante zero com salada, normalmente você consome refrigerante zero em momentos associados a hábitos não saudáveis, para acompanhar pizza, um hamburguer…”, afirmou.

Outro alerta feito por ela foi que consumir o refrigerante zero pode fazer com que a pessoa queira consumir cada vez mais alimentos hiperpalatáveis porque a bebida é hiperpalatável. Então, beber o refrigerante zero pode estimular as papilas gustativas ainda mais nas pessoas que estão passando por uma reeducação alimentar.

Aspartame no refrigerante zero

Olhar digital

Em 2023, o aspartame, o adoçante presente em refrigerantes zero, foi incluído na lista de alimentos que podem potencializar o câncer nas pessoas. Contudo, especialistas mostraram que para chegar a ter esse risco seria necessário várias latas todos os dias.

De acordo com alguns profissionais, por mais que uma pessoa de 70 quilos bebesse 14 latas de refrigerante zero por dia ela não iria ultrapassar a recomendação da OMS.

Então o refrigerante zero está liberado? Não! Os especialistas dizem que o mais recomendável para a saúde é consumir alimentos menos processados possíveis. E alguns deles até dizem que em uma dieta saudável, o consumo de adoçantes artificiais é excluído.

Zero calorias

Terra

Outra dúvida a respeito desse tipo de bebida é como ela tem zero calorias. Isso acontece porque alguns dos ingredientes do refrigerante não são metabolizados pelo organismo, logo, o corpo humano não absorve a energia deles. Já outros ingredientes até são, mas sua quantidade presente na bebida é tão baixa que os seus valores calóricos acabam sendo insignificantes.

No caso da Coca-Cola Zero, mais especificamente, a água gaseificada realmente não tem calorias. Além disso, o extrato de noz de cola, que é característico desse refrigerante, não tem proteínas, carboidratos e lipídios suficientes para que as calorias presentes sejam significativas. Isso faz com que haja algum valor energético, mas que ele seja menor do que uma caloria.

Outros ingredientes presentes são o sódio e cafeína, que também não têm valor calórico. E os aditivos, como por exemplo, o aroma natural, corante e estabilizantes não são metabolizados pelo corpo. Por conta disso, nenhuma caloria é extraída deles.

Nos refrigerantes zero, o açúcar é substituído por adoçantes naturais, como a stevia, ou então por sintéticos. Eles são moléculas produzidas em laboratórios que servem para ativar os receptores das papilas gustativas, mas que em geral não são metabolizados pelo organismo. É justamente isso que acontece com o ciclamato de sódio e com o acesulfame de potássio que estão presentes na Coca Zero.

Contudo, o aspartame tem calorias. Ele tem quatro calorias por grama. Em uma lata de 350 mL está presente 42 mg de aspartame. Isso faz com que cada latinha tenha 0,168 calorias.

Fonte: Olhar digital, Superinteressante

Imagens: Olhar digital, Terra

Esse avião gigante pode mudar tudo na energia eólica

Artigo anterior

TikTok lança seu programa de monetização

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido