• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Truque de matemática viralizou na internet e não entendemos porque não o aprendemos na escola

POR Toni Nascimento    EM Curiosidades      20/03/19 às 14h48

Na China, exatas é a disciplina com maior número de admiradores do país. Eles são ensinados, rigorosamente, desde crianças a trabalharem com os números, sendo os melhores do mundo quando o assunto é números.

No Brasil, apesar de termos uma multidão de pessoas que amam o universo de exatas, temos uma enorme queda pelo mundo de humanas. Sim, nos damos bem com as letras e os textos do que com os cálculos.

Portanto, para nós, qualquer detalhe que nos ajudasse a simplificar um cálculo seria muito útil. Simplificar é a palavra de ouro para conseguirmos resultados muito mais exatos e de forma eficiente.

Levando tudo isso que foi dito em consideração, um truque de matemática útil, que poderia ter salvado muitas horas de nossas vidas se tornou viral, deixando muitas pessoas se perguntando: "por que diabos isso não foi ensinado na escola?".

Truque de Matemática

Muita gente acha que estudar porcentagem é uma coisa realmente complicada. Elas não mudam essa concepção nem ao menos quando têm uma calculadora ao alcance das mãos. Por exemplo, se disséssemos para você calcular 14% de 84 em sua cabeça, provavelmente você fecharia essa aba do seu computador ou celular e sairia falando sobre o quanto você odeia a Fatos Desconhecidos por estar lhe empurrando matemática goela abaixo.

Mas, e se te dissermos que essa conta é muito fácil do que você imagina à primeira vista? Como você mesmo pode ver, há uma maneira muito fácil de simplificar porcentagens, e pelo menos metade de todas as pessoas presentes na internet pelo mundo ainda não devem estar sabendo.

Ben Stephens fez um tweet mostrando como se faz o truque que facilita a sua relação com a porcentagem. Muitas pessoas estão ficando loucas e aprendendo a usar o cálculo para aplicarem em suas vidas.

Simplificação

O tweet do internauta ensinava o seguinte:

Tradução: "Conta curta fascinante, para fazer porcentagens: x% de y = y% de x. Então, por exemplo, se você precisasse calcular 4% de 75 em sua cabeça, basta virar e fazer 75% de 4, o que é muito mais fácil". A resposta para essa pergunta é, naturalmente, 3. É muito mais fácil descobrir quando você está tentando obter 75 por cento de 4, em vez de 4 por cento de 75.

O internauta fez mais tweets com mais exemplos, veja: "18 por cento dos 50 são difíceis de calcular", escreveu ele. O garoto está certo, à primeira vista. "Mas 50% de 18 é muito mais fácil, certo?". Isso mesmo, é 9. Se você ainda não ouviu falar desse truque, não se envergonhe, você não está sozinho. Há inclusive alguns matemáticos irritados.

Com toda a certeza, esse pequeno truque salvou a vida de muitas pessoas na internet, possibilitando que elas nunca mais entrassem em conflito com a porcentagem. A maioria das pessoas agradeceu ao internauta pelo trabalho de matemática que nunca tinham, ao menos, ouvido falar, incluindo pessoas que trabalham como matemáticos.

"Acontece que praticamente todo mundo aprende 3 x 5 = 5 x 3", escreveu Ben no Twitter, e continuou, "Mas nunca pensamos (ou aprendemos) em calcular uma porcentagem como uma operação de multiplicação".

E aí, o que achou dessa conta? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que agora é um craque da porcentagem, aquele abraço.

Próxima Matéria
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+