Curiosidades

Um método de 4 mil anos poderia salvar milhões produzindo água potável

0

Apesar de todo o avanço tecnológico e da ciência, milhões de pessoas ao redor do mundo não possuem acesso à água limpa e potável. Isso contribui para o aumentos dos índices de pobreza e doenças. Muitas dessas pessoas acabam encontrando alternativas perigosas para sobreviverem, bebendo água de fontes contaminadas e foco de doenças.

Porém, um método simples utilizado pelos egípcios há 4 mil anos atrás poderia ajudar a combater o problema. Isso reacende a chama da esperança de tantos que passam necessidade de algo tão básico para a sobrevivência humana: água para beber. A invenção são filtros nanotecnológicos que purificam a água com a ajuda da luz e de uma antiga semente egípcia.

As sementes mágicas

No Antigo Egito, as pessoas usavam sementes esmagadas da acácia-branca, também conhecidas como moringa, para purificar a água. Recentemente, os cientistas descobriram que uma proteína nas sementes é capaz de matar as bactérias, aglomerando seus dejetos no fundo do recipiente e que podem ser descartados.

Em um artigo publicado no portal científico Langmuir, cientistas da Universidade do Estado da Pensilvânia relataram como o método de fato funciona e como a proteína consegue matar as bactérias. Segundo o estudo, a semente da moringa funde com as membranas das bactérias. Tais membranas protegem as bactérias, uma vez que essa defesa é quebrada, as bactérias morrem.

O melhor momento para a colheita das sementes também foi estudado pelos pesquisadores. Até agora, a coleta de sementes no pico de sua proteína útil era uma suposição. As pessoas especulavam que as sementes colhidas em diferentes épocas fazia toda diferença na limpeza da água. No entanto, essa diferença não havia sido quantificada.

Os cientistas descobriram que as sementes que são colhidas quando maduras, durante a estação chuvosa, contêm mais proteínas capazes de efetuar uma limpeza mais profunda na água. O próximo passo agora dos cientistas, é descobrir se essa árvore pode ser cultivada e suas sementes colhidas nas regiões onde elas são mais necessárias.

Outra vantagem na plantação da acácia-branca é que várias de suas partes são comestíveis, e, além de ajudar na purificação da água, também seria uma fonte nutritiva de alimento para comunidades de baixa renda.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Entenda porque esse ”simples” pombo foi vendido por mais de R$ 5 milhões

Matéria anterior

Truque de matemática viralizou na internet e não entendemos porque não o aprendemos na escola

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Você também pode gostar