Entretenimento

Um erro de principiante fez o maior império de drogas da Deep Web cair, foi isso que aconteceu

0

O termo “deep web” significa “web profunda”, e é um termo usado para se referir a um conjunto de sites e servidores da internet. Os chamados sites “invisíveis”, sites que não aparecem nos mecanismos de buscadores, inclusive no Google, necessitam de mecanismos de busca em conjunto para serem encontrados, além de algumas ferramentas adicionais e ferramentas de pesquisa individuais de cada site.

O termo se popularizou com uma definição mais compacta para se referir aos sites que necessitam do uso de programas específicos para serem acessados.  Um famoso site da “deep web”, chamado AlphaBay, foi derrubado recentemente por uma força-tarefa dos EUA. O site era usado para a venda de drogas e armas.

O serviço do site comercializava drogas ilícitas (como heroína, maconha e fentanil), documentos falsificados, senhas para acessar serviços e dispositivos conectados, produtos contrabandeados, malware, ferramentas para hackear sistemas, armas de fogo e até armas químicas. Segundo os investigadores, o site era usado até para lavar dinheiro, e era considerado a maior loja online clandestina da história da “deep web”.

O site foi fechado graças a Alexandre Cazes, de 25 anos de idade, que era considerado um gênio do setor da tecnologia. Mas seus conhecimentos não foram capaz de evitar um erro que levou o site ao FBI. Em dezembro de 2016, descobriram o seu e-mail pessoa incluído em uma mensagem de vodas vidas a novos usuários do site em 2014, logo quando o serviço foi lançado.

O endenreço era [email protected]. Tendo essa informação em mãos, os investigadores precisaram apenas contatar a Microsoft com um mandato judicial para ter dados sobre o e-mail. Pelo fato de seu endereço estar vinculada a conta do PayPal, foi fácil rastrear sua atividade online.

Junto a polícia real da Tailândia, o FBI conseguiu encontrar Alexandre Cazes. Foi encontrado com Alexandre um notebook que estava sendo usado para reiniciar o site e recolocá-lo online, códigos de acesso para o AlphaBay e seus servidores, lista de todos os seus bens. Entre os seus bens estavam três casas na cidade de Bangkok, propriedades na Antígua e no Chipre e carros de luxo omo um Porsche e uma Lamborghini.

O AlphaBay operava como um serviço camuflado na rede Tor, e as transações eram feitas usando moedas criptográficas como Bitcoin, Monero e Ethereum, e isso escondia a identidade das pessoas que compravam e vendiam.

O AlphaBay tinha 200 mil usuários e 40 mil vendedores. No momento em que foi derrubada, a loja tinha 250 mil ofertas de drogas e químicos tóxicos e quase 100 mil anúncios de documentos falsos ou credenciais de acesso. O engraçado é que dias depois de ser preso, Alexandre Cazes cometeu suicídio em uma prisão da Tailândia, e as autoridades ainda tentam apreender todos os seus bens espalhados por quatro países.

E aí, já conheciam a história de Alexandre Cazes? Comentem!

Só gênios ou pessoas esquizofrênicas conseguem responder essas duas questões

Artigo anterior

21 fotos que mostram como era o Afeganistão antes do Talibã

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido