Curiosidades

Um imponente eclipse solar está prestes a chegar

0

Eclipse é um evento astronômico que acontece quando objetos celestes em trânsito ficam na mesma posição ou atravessam uns aos outros. Com o passar do tempo, as pessoas foram entendendo esse fenômeno. Mas até que fosse entendido realmente o que ele era, em várias culturas, um eclipse significava várias coisas diferentes, desde prelúdios de coisas boas, até momentos em que rituais tinham que ser feitos.

O termo é mais usado para descrever um eclipse que envolve o sol, a Terra e a lua. O eclipse solar é o fenômeno que acontece quando a lua fica entre o sol e a Terra. Ela esconde por completo, ou de forma parcial, a sua luz. É basicamente o que acontece no lunar, mas a ordem dos corpos muda. No entanto, o solar parece ter um impacto maior, até porque quando ele acontece, “anoitece” no meio do dia.

Mesmo que esses eventos aconteçam praticamente todos os anos, eles ainda impressionam as pessoas. Não é à toa que quem gosta dos fenômenos astronômicos logo querem saber quais serão os que irão acontecer no ano.

Felizmente, 2023 tem sido um ano ótimo para as pessoas que gostam desses fenômenos. O melhor de tudo é que alguns deles são possíveis de observar, mesmo sem um equipamento.

Eclipse solar anular

Acre news

Dentre todos os fenômenos desse ano, de acordo com Daniel Mello, astrônomo coordenador de extensão do Observatório do Valongo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e sócio da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), um dos mais esperados é o eclipse solar anular que irá acontecer em outubro.

“Eclipses solares acontecem todos os anos, mas é necessário estar em um ponto específico do mundo para ver. Por isso, são raras as oportunidades de curtir esse fenômeno. Faz tempo que não temos um eclipse solar total no Brasil, o último foi em 2006”, disse ele.

Ainda de acordo com Mello, os eclipses solares totais, quando a lua cobre o sol por completo, são ainda mais raros. Tanto é que, um desse tipo só será visto no Brasil em 2045.

Contudo, em outubro irá acontecer o eclipse solar anular, que é mais comum. O próximo desse tipo deverá ser em 2027.

Quando e como ver

Gaúcha ZH

O eclipse solar anular irá acontecer no dia 14 de outubro. Ele se chama assim porque no momento em que a lua está sobre o sol se forma um anel de fogo. Esse fenômeno poderá ser visto do país todo. Contudo, não são todas as regiões que verão esse formato do anel. Os únicos contemplados serão os moradores dos estados do norte e nordeste.

Mesmo sendo um fenômeno que pode ser visto a olho nu, Mello ressalta que olhar diretamente para o eclipse pode causar problemas de visão. Justamente por isso é preciso observá-lo com um filtro próprio.

Mais importantes

G1

Por eles acontecerem há tempos, existem os eclipses mais famosos. Saiba sobre alguns deles.

1 – Eclipse Chinês (1302 a.C)

No dia cinco de junho de 1302 a.C. o imperador chinês Wu Ding viu a lua entrar na frente do sol por seis minutos e 25 segundos. O imperador ficou bastante impressionado com o fenômeno porque o seu símbolo era uma bola de fogo, então ele tomou o eclipse como um alerta.

Quando o fenômeno acabou, o imperador fez rituais para “trazer de volta” o sol e comeu refeições vegetarianas. De acordo com um estudo publicado no Journal of Astronomical History and Heritage, isso era o que se fazia depois de um eclipse na época.

2 – Crucificação de Jesus Cristo (29 ou 33 d.C)

A crucificação já é um evento bastante famoso entre os cristãos. Mas além desse fato, no mesmo dia, de acordo com os evangelhos cristãos, o céu ficou escuro por horas, o que dá a entender que aconteceu um eclipse. Sabendo disso, historiadores tentaram datar a morte de Jesus Cristo. Segundo alguns, ela aconteceu em 29 d.C. quando houve um eclipse total de dois minutos. Já outros dizem que foi em 33 d.C. quando o evento durou quatro minutos.

3 – Nascimento de Maomé (569 d.C)

No caso de Maomé, o Alcorão diz que antes do nascimento do profeta aconteceu um eclipse. Com isso, os historiadores relacionaram isso com o fenômeno que aconteceu em 569 d.C. que durou três minutos e 17 segundos.

Além desse eclipse no nascimento de Maomé, quando seu filho Ibrahim morreu, o sol também desapareceu do céu durante um minuto e 40 segundos. Segundo os textos islâmicos, os muçulmanos acreditavam que isso teria sido proclamado por Maomé e não como uma consequência da vida ou morte de uma pessoa.

4 – Eclipse de Einstein (1919)

Nesse ano, o fenômeno durou impressionantes seis minutos e 51 segundos, o que para os físicos foi um grande marco na ciência. Nesse tempo, eles conseguiram medir a curvatura das estrelas à medida que elas passavam perto do sol. Esse dados acabaram confirmando a teoria da relatividade geral de Albert Einstein. De acordo com ela, a gravidade é uma curvatura do espaço-tempo.

5 – Eclipse solar parcial no Brasil (1980)

Mesmo que o fenômeno tenha sido parcial no nosso país, na época, as pessoas do Mato Grosso do Sul e do norte do Paraná conseguiram ver melhor o eclipse. Nele, o sol formou um anel ao redor da lua.

6 – Eclipse total no Brasil (1991)

No dia, às 17h35 o sol ainda estava bastante coberto pela lua e o fenômeno já estava acontecendo por quase 40 minutos. E por conta do movimento do sol e da mudança da sombra da lua sobre a superfície da Terra, os brasileiros de diferentes lugares acompanharam o eclipse em diferentes horários.

Fonte: Gaúcha ZH, Olhar digital

Imagens: Acre news, Gaúcha ZH, G1

Este mapa do Google permite ver as mudanças que a Terra sofreu desde 1984

Artigo anterior

Por que alguns asiáticos ficam vermelhos após consumir bebidas alcoólicas?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido