Depois de nove meses na ISS, os astronautas que estavam “presos” no espaço voltaram para a Terra. Barry Willmore e Suni Williams, teoricamente, voltariam no dia 12 de junho de 2024. Contudo, a cápsula da Boeing que os levou até a ISS, teve problemas com os propulsores e, por conta disso, não foi usada na viagem de volta. Logo, a missão de oito dias se tornou nove meses.
Eles ficaram no espaço durante 286 dias, período mais do que suficiente para que os corpos deles tivessem mudanças físicas. Essas mudanças acontecem porque o corpo humano é composto, em sua maior parte, por líquidos e, na redistribuição deles, os astronautas podem ficar com “pernas de galinha” e “cabeça inchada”. Felizmente, quando eles voltam para a terra tudo isso vai se ajustando.
Outra coisa que pode acontecer com os astronautas presos no espaço, são déficits de capacidade aeróbica, força muscular, potência, resistência, equilíbrio, agilidade, coordenação, tolerâncias ortostáticas, propriocepção, função neurovestibular e flexibilidade. Tudo isso, de acordo com NASA, acontece por conta de viver na microgravidade.
No momento em que qualquer astronauta que estava na Estação Espacial Internacional (ISS) chega à Terra, ele faz uma avaliação médica com um cirurgião de voo e, desde 2001, especialistas em força, condicionamento e reabilitação de astronautas (ASCR), tem um programa de recondicionamento focado em todos esses déficits para melhorar a condição física de todos que voltam da ISS.
O começo desse programa acontece logo no dia do pouso onde os astronautas passam duas horas por dia, todos os dias da semana, durante 45 dias. Depois desse tempo, o recondicionamento é adaptado para as necessidades específicas de cada astronauta.
Esse recondicionamento é composto por vários exercícios físicos para aumentar a densidade óssea e fortalecer os músculos. Além disso, os astronautas, também, fazem exercícios cardiovasculares para fortalecer o músculo cardíaco porque, no espaço, eles não precisam bombear tão fortemente como na Terra. Também fazem exercícios para melhorar a coordenação e ajudar a prevenir lesões.
CNN
Nas fotos do antes e depois, é possível ver uma foto de Suni Williams, em junho de 2024, antes do embarque; uma dentro da ISS, em novembro de 2024; e a última no dia 18 de março, quando ela chegou de novo na Terra.
CNN
Da mesma forma que Williams, Barry Willmore, também, teve registros em junho de 2024; em dezembro trabalhando dentro do módulo de laboratório Columbus da ISS; e no dia de regresso ao nosso planeta.
Fonte: CNN
Imagens: CNN