Curiosidades

Veja os países governados pelo Rei da Inglaterra

0

No dia 8 de setembro de 2022 o mundo se despedia da Rainha Elizabeth II, que morreu por causas naturais, de acordo com o atestado de óbito divulgado no dia 29 de setembro. Nascida no dia 21 de abril de 1926, em Londres, na Inglaterra, a rainha faleceu de velhice aos 96 anos, deixando para trás muitas conquistas e uma multidão de adoradores do seu trabalho e legado.

Durante sua vida, Elizabeth II reinou 32 estados independentes. 14 deles se mantiveram até o dia de sua morte. A monarca marcou a história ao se tornar a primeira mulher soberana da Casa de Windsor, Governadora Suprema da Igreja da Inglaterra e Comandante Suprema das Forças Armadas do Reino Unido. A rainha ainda tinha o título de Defensora da Fé em alguns outros Estados soberanos.

Com sua morte, a Coroa foi passada para Charles, que se tornou o rei Charles III, filho mais velho da rainha. Diferente do que muitas pessoas acham, Charles III agora é rei de vários países, não apenas da Inglaterra ou do Reino Unido como um todo. Confira conosco mais detalhes sobre o seu futuro e como ele terá que governar tantos lugares.

Quais os países governados pelo Rei da Inglaterra

Como afirmamos anteriormente, após a morte da rainha Elizabeth no ultimo dia 8 de setembro, o rei Charles III assumirá a Coroa, comandando 15 países. Charles será o chefe de Estado de 15 localidades, incluindo o Reino Unido, como podemos imaginar.

Os países não se concentram apenas na Europa, como você deve estar pensando. Na verdade, estão na Oceania, América Central e América do Norte. Claro, além do Reino Unido, tem outros na Europa também. Mas quais são esses países? Eles são:

– Reino Unido (Inglaterra, Gales, Escócia e Irlanda do Norte);

– Antígua e Barbuda;

– Austrália;

– Bahamas;

– Belize;

– Canadá;

– Granada;

– Jamaica;

– Nova Zelândia;

– Papua-Nova Guiné;

– Ilhas Salomão;

– Santa Lúcia;

– São Cristóvão e Neves;

– Tuvalu.

Esses países participantes do grupo são chamados de “reinos do Commonwealth” (Comunidade das Nações). Eles faziam parte do antigo Império Britânico, que era composto por mais países além desses.

No entanto, diversos países conquistaram sua independência ao longo dos anos. Então passaram a não ser mais controlados pela Coroa inglesa, embora tenham mantido a monarquia na figura da rainha britânica.

Países deixaram o status de reinos do Commonwealth

Nas últimas décadas, diversos países deixaram o status de reinos do Commonwealth. Barbados, localizado na América Central, é o caso mais recente. O país se tornou uma república em 2021, depois de 400 anos sob a Coroa britânica. Além disso, Barbados ainda nomeou Rihanna, nascida na ilha, como uma heroína nacional.

Em 1999, a Austrália fez um referendo sobre permanecer ou não como um reino do Commonwealth, no entanto, sua saída foi rapidamente rejeitada. O “não” ganhou durante uma votação, com quase 55% total dos votos. Sendo assim, a Austrália seguiu tendo a rainha Elizabeth como a monarca do estado.

A coroação do próximo rei é feita 1 ano após a morte da rainha. Sendo assim, embora tenha o status de novo patriarca, Charles só será coroado no próximo ano.

Fontes: Exame; Terra; O Globo

Justiça de SP nega aborto legal a mãe com feto sem chance de vida

Artigo anterior

A lua tem dono?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido