Vida alienígena pode ser descoberta pelo cheiro, conforme cientistas

Não são todas as pessoas que acreditam que, de fato, possa existir vida em outros planetas, mas com pensamento diferente, a ciência e a física revelam que a probabilidade de existir vida lá fora é , realmente, muito alta. Na busca por vida alienígena, o mau cheiro pode ser um grande aliado.

Segundo um estudo publicado no arXiv, os níveis de enxofre na atmosfera de algum planeta tem o potencial de determinar se o lugar é, ou não , propício a ter vida alienígena. Acaracterística marcante do enxofre é o seu cheiro de ovo podre.

Vida alienígena e mau cheiro

National geographic

De acordo com os autores, altas concentrações de dióxido de enxofre na atmosfera podem indicar que aquele planeta é inabitável. No caso da Terra, como é quente e úmido, o planeta limpa o enxofre da atmosfera e o despeja, através da chuva, no solo e nos oceanos.

Já em planetas como Vênus, com muita radiação solar, os níveis de enxofre são altos e viajam para a atmosfera inferior ficando indetectáveis, assim mascaram sua inabitabilidade mesmo com condições não favoráveis à vida.

Entretanto, os pesquisadores apontam que existe um elemento-chave para contornar tal situação: as anãs vermelhas que são o tipo de estrela mais comum na nossa galáxia que emitem pouca radiação ultravioleta. Então, os planetas com concentrações altas de dióxido de enxofre, na atmosfera superior, receberiam a classificação de inabitáveis, pelos astrônomos.

Mesmo que essa técnica não prove que vida alienígena existe, o cheiro, no caso o enxofre, indica quais planetas desconsiderar da lista e quais observar e acompanhar mais de perto.

Fonte: Olhar digital

Imagens: National geographic 

Seguir
Sidebar Buscar
Carregando

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...