• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


8 coisas que foram provadas cientificamente que fazem qualquer pessoa feliz

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      30/03/17 às 16h07

Felicidade é o estado de quem é feliz, uma sensação de bem estar e contentamento, que pode ocorrer por diversos motivos. A felicidade é um momento durável de satisfação, onde o indivíduo se sente plenamente feliz e realizado, um momento onde não há nenhum tipo de sofrimento.

Os responsáveis pela felicidade são os processos bioquímicos, que fazem a liberação dos chamados hormônios da felicidade, mais conhecidos como endorfinas, dopamina e serotonina. Bom, ser feliz para algumas pessoas pode ser algo fácil, tudo depende do que te satisfaz, certo? Mas existem algumas coisas simples que são provadas cientificamente que fazem qualquer pessoa feliz, e nós vamos citar algumas delas nessa matéria, confiram:

1 - Jogue vídeo game

Acreditem, o vídeo game até hoje é tratado por algumas pessoas como uma coisa negativa para a sociedade. Mas na verdade, existe uma abundância de evidências de que jogá-los faz você menos empático, melhora a sua memória, raciocínio e habilidades matemáticas. Eles também diminuem o estresse, melhoram o humor, e nos deixa mais positivos. Gostou dessa notícia? Então vai gostar mais ainda da nossa matéria com as 7 provas científicas de que vídeo games fazem bem a saúde.

2 - Coma um pouco de chocolate

Nós sabemos que todo mundo, ou quase todo mundo, definitivamente ama chocolate. Embora os benefícios da saúde física de comer chocolate são um pouco duvidosas, existem evidências circunstanciais de que o chocolate pode, se consumido em pequenas doses, impulsionar o seu humor e parcialmente ele diminuir a nossa pressão arterial. Bom, mas como já citamos, ele faz bem quando é consumido em pequenas quantidades, nada de exagero.

3 - Apimente a relação com seu parceiro

Mas é óbvio que as pessoas que mantém as relações com frequência são mais felizes, concordam? De acordo com um estudo que analisou relacionamentos românticos, você precisa de sexo apenas uma vez por semana para ter um impulso positivo no seu humor.

4 - Assista documentários sobre a natureza

Mas como assim, Fatos Desconhecidos? A BBC recentemente estreou uma série de documentários sobre natureza, e eles queriam saber o quão feliz a série de documentários fez as pessoas felizes. Junto com a Universidade da Califórnia, em Berkeley, eles descobriram que pessoas de todas as demografias e de todo o mundo ganham um impulso na felicidade ao assistir esses documentários.

Curiosamente, as pessoas entre as idades de 16 a 24 anos experimentaram uma redução mais significativa nos estresse, nervosismo, e na sensação de estar mais sobrecarregado. Também sentiram um enorme aumento na alegria e curiosidade.

5 - Escutar música

Quando escutamos música, liberamos uma enorme quantidade de dopamina, o mesmo hormônio ue domina o sistema de recompensa do nosso cérebro. Aqueles calafrios que sentirmos na nossa canção favorita se chama "musical frisson", e isso é um sinal de dopamina inundando nosso cérebro.

6 - Dormir mais

Com tanta coisa para se fazer e descobrir nesse mundo, as vezes ficamos pensando se realmente precisamos dormir entre 7 a 8 horas por noite. Porém, a falta de sono coloca muita pressão em nossa saúde física, particularmente em nosso sistema imunológico. Existem muitos estudos mostrando que é necessário ter um bom sono para termos uma boa saúde mental. Então, amigos, tirem uma boa soneca sempre que puderem.

7 - Se vingue de alguém

Você deve estar se perguntando como se sentiria bem se vingando de alguém, certo? Bom, um estudo bizarro envolvendo bonecos voodoo virtuais e confrontos de personalidade revelou que a vingança é uma boa maneira de aumentar o nosso humor, pelo menos quando se trata de rejeição social. O quadro negativo de espírito que a exclusão social cria nas pessoas é efetivamente compensado por um pouco de vingança de uma forma ou de outra. A ciência não está dizendo que devemos nos vingar, mas existem razões neurológicas pelas quais as pessoas se sentem bem quando se vingam.

8 - Seja gentil com as pessoas

Enquanto nós não aconselhamos se vingar das pessoas, como citamos no item anterior, esperamos que vocês sejam gentis com as pessoas. Os seres humanos são animais sociais e gostam que outros membros da nossa espécie tenham uma mão amiga de vez em quando, isso faz com que ambos se sintam bem. Porém, o efeito da gentileza indiscriminada (a um estranho),  não é tão maciça como quando você ajuda um conhecido. Bom, a bondade pode até não mudar a sua vida, mas com certeza te coloca-rá na direção certa.

E aí, sabiam que todas essas coisas podem cientificamente te fazer feliz? Comente!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+