Curiosidades

Vídeo mostra mão robótica resolvendo cubo mágico em minutos

0

Pergunta: quem já teve algum contato com um cubo mágico? Em suma, quase todo mundo. Solucioná-lo é bem difícil e complicado. É um processo que exige atenção, estratégia e, claro, conhecimentos de matemática.

Mesmo que solucioná-lo seja complicado para grande parte da população, isso não significa que seja difícil para um robô, por exemplo. Recentemente, uma mão de robô, semelhante a de um ser humano, concluiu tal tarefa com a ajuda de tecnologia. Isso mesmo.

Nos últimos dois anos, a OpenAI, uma empresa com sede em San Francisco, conseguiu utilizar a robótica, no caso, a mão robô, para resolver o cubo mágico.

O processo

Os pesquisadores conseguiram resolvê-lo por meio de uma simulação, feita em julho de 2017. Em contrapartida, foi somente em julho de 2018, que os cientistas conseguiram manipular o bloco com o auxílio da mão do robô.

Após estudos e adaptações, a empresa, oficialmente, conseguiu alcançar o objetivo final: fazer com que a mão robô tivesse melhor destreza para solucionar o objeto. O processo foi possível porque a OpenAI utilizou o algoritmo de Kociemba.

Em suma, o algoritmo utilizado em simulação transfere os movimentos necessários para que a mão robô fosse capaz de solucionar o cubo. No entanto, para conseguir tal feito, foi preciso avaliar e trabalhar fatores como dinâmica, fricção e elasticidade.

Tais fatores, inicialmente, dificultavam bastante os movimentos do robô. Para solucionar esse desafio, os pesquisadores tiveram que criar a ADR (Automatic Domain Randomization), um método que gera soluções para situações difíceis em um ambiente de simulação.

O método

Com o ADR, os pesquisadores conseguiram fazer com que a mão robô fosse capaz de solucionar o cubo mágico. Entretanto, para testar os movimentos da mão robô, os cientistas utilizaram outros objetos antes.

Em suma, a ideia era observar o que poderia ser capaz de alterar o desempenho da mão do robô. Nesse ínterim, a equipe descobriu que a mão do robô poderia ser capaz de exercer as mesmas funções da mão de um ser humano.

O ADR trabalha com base em ambiente único e não aleatório. O desempenho de tal método melhora, quando atinge um limite de desempenho. Nesse momento, a quantidade de randomização de domínio aumenta automaticamente.

Basicamente, a mão robô continua aprendendo até que exceda, novamente, o limite de desempenho.

O cubo mágico

O cubo mágico, também é conhecido como cubo Rubik, é um quebra-cabeça em 3 dimensões. Em suma, foi inventado pelo húngaro, Erno Rubik, em 1974. No mesmo ano, o cubo ganhou em uma competição alemã, como o “Jogo do Ano”.

Além disso, vale ressaltar também outra curiosidade: o seu próprio inventor demorou cerca de um mês, para resolver o cubo pela primeira vez. O cubo virou febre na década de 1980, e desde então, faz muito sucesso.

Atualmente, a versão mais comum é a versão 3x3x3, que é composta por 6 faces de 6 cores diferentes. Em contrapartida, há outras versões pouco conhecidas, como, por exemplo, a 2x2x2, 4x4x4 e a 5x5x5. A primeira peça foi criada em madeira, e era exatamente como conhecemos hoje, de seis lados com seis cores distintas.

8 pistas de que o Caçador de Marte já estava no DCEU desde Homem de Aço

Previous article

10 comentários mais épicos da Fatos Desconhecidos #47

Next article

Comments

Comments are closed.