• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 histórias reais envolvendo o Baleia Azul

POR Toni Nascimento    EM Curiosidades      29/08/18 às 19h01

O jogo da Baleia Azul surgiu na Rússia, em 2016. Não demorou para ele se espalhar pelo mundo, chegando também aqui nas terras tupiniquins. No início, parecia mais uma brincadeira "sem noção" entre adolescentes. Mas logo o jogo despertou preocupação, e hoje deixa muitos pais tensos e alertas. A Baleia Azul consiste, basicamente, em um desafio de 50 etapas criado em grupos fechados de jovens em redes sociais. Cada fase pede que o participante realize uma tarefa. As primeiras são simples, como assistir a algum filme de terror ou desenhar coisas aleatórias. Porém, as etapas finais vão ficando mais perigosas, como cortar a própria pele. O 50° desafio é cometer suicídio.

A situação se tornou tão preocupante que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a criar uma cartilha auxiliando pais e professores a lidarem com o caso. Um estudo elaborado com dados do Governo Federal pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO) revelou que só no Brasil, com o surgimento da brincadeira fatal, o caso de mortes entre jovens de 15 a 29 anos aumentou 26% desde 1980. A brincadeira perigosa exige atenção de todos e um olhar mais cuidadoso sobre os nossos jovens. Listamos aqui 7 casos reais envolvendo o jogo da Baleia Azul.

É bom lembrar, antes de continuarmos a lista, que todos os casos aqui citados foram agrupados em sites ao redor do mundo que falavam sobre os casos a seguir. Os links para os sites que foram pesquisados para fazer essa lista estão ao final da matéria. Além disso, todos os casos a seguir devem ser encarados como suspeitas, uma vez que nenhum teve real comprovação de realmente ser causado pelo jogo da Baleia Azul.

1 - Nadia

Em julho de 2017, o site da CNN contou a história de Nádia (nome fictício). Em maio de 2017, ela tirou a própria vida de madrugada. A família devastada procurava entender o que tinha levado a jovem a tomar tal atitude, uma vez que ela nunca havia dado nenhuma sinal de que estava passando por problemas ou depressão. Seu irmão mais velho então foi até o quarto da garota, para tentar achar alguma coisa que o levasse a entender tudo o que tinha acontecido. Chegando lá, ele encontrou vários desenhos que a garota tinha feito. Um deles envolvia Rina Palenkova, que havia cometido suicídio na Rússia em 2015. Porém, o que lhe chamou mais a atenção era uma foto de uma baleia azul ao lado do espelho, onde ela havia juntado com letras recortadas os dizeres: "Eu sou uma baleia azul".

2 - Jovem de Indore, na Índia

Segundo o site The Indian Express, um jovem de 13 anos, da Índia, conseguiu ser resgatado antes que a tragédia fosse completa. Ele tentou pular do 3° andar de um prédio em agosto de 2017, quando foi resgatado nos últimos momentos pelos amigos de escola. Um dos amigos afirmou que perceberam que o jovem estava tenso nos últimos dias. Ele realmente estava pensando em se suicidar para completar a 50° tarefa do jogo da Baleia Azul.

3 - Jovem de Solapur, na Índia

Segundo o site The Indian Express, em 10 de agosto, um jovem de 14 anos da Índia saiu de casa com a intenção de completar o 50° desafio da Baleia Azul. Porém, graças a polícia local o menino não realizou a tarefa, uma vez que foi salvo pelas autoridades. O garoto estava em silêncio no momento do resgate. "Assim que fomos informados por nossos colegas em Solapur, interceptamos o ônibus e resgatamos o menino, que estava a caminho de completar uma tarefa dada pelo jogo da Baleia Azul", disse um policial local.

4 - Ankan Dey

Segundo o site The Indian Express, um adolescente chamado Ankan Dey foi o primeiro caso de adolescente envolvido com o jogo Baleia Azul na Índia. O garoto tirou a própria vida no banheiro de sua casa em um sábado de manhã, no dia 12 de agosto, segundo relatos. Também houve relatos de que Ankan era viciado em jogos online.

5 - Jovem ucraniana

Uma garota ucraniana de 12 anos foi encontrada morta, enforcada, em um celeiro na propriedade onde morava em um vilarejo na Ucrânia. Segundo a polícia local, em entrevista a imprensa, ela foi mais uma vítima do jogo da Baleia Azul, onde criminosos estipulam tarefas para que as pessoas realizem e que, no final, acabam sempre levando a pessoa a tirar a própria vida.

6 - Jovem de Bombaim, Índia

Um garoto de 14 anos pulou do alto do sétimo andar de um prédio na Índia. Ele é um entre os mais de 100 garotos que supostamente tentaram tirar a própria vida devido ao jogo Baleia Azul. Muitos dos casos noticiados aconteceram na Índia.

7 -  Manoj C Man

Manoj C Man, um jovem de 16 anos de Kerala,  foi mais uma vítima do jogo perigoso. O corpo do menino foi encontrado em casa em 26 de julho de 2017. A mãe do rapaz apresentou uma denúncia, dizendo que o desafio da Baleia Azul poderia ter levado à morte do garoto. Existem variações na forma como a tarefa manda os jovens se matarem. No caso de Manoj, foi por enforcamento.

Baleia Azul

O jogo não é mais uma pauta frequente na mídia, porém, ele ainda pode ser perigosos para os jovens. Se por acaso, você tem filhos ou conhece jovens, fique próximo. Converse, esteja perto, para que ele se sinta amparado e para que você possa ajudar e auxiliar caso perceba que existe alguma coisa errada. Caso suspeite que o jogo possa estar acontecendo perto de você ou com alguém que você conheça, entre em contato com a polícia imediatamente.

Comenta aqui com a gente sua opinião e aquele abraço.

Próxima Matéria
Via   TM     CNN     T     IE  
Imagens FD DB B
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+