• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Como seriam os países se eles fossem mensurados pela população?

POR Bruno Destéfano    EM Curiosidades      28/06/19 às 19h04

Pensando em questões de dimensão geográfica, você já reparou como muitos países extremamente populosos são... minúsculos? O reverso também é válido: alguns países geograficamente grandes abarcam um número razoável de habitantes. Por vezes, chegamos até a pensar "mas como é possível tanta gente adentrar os perímetros da Índia? Ela não explode?". Afinal, como seria, os países se eles fossem mensurados pela população? Bom, mais uma curiosidade será sanada a partir de agora (por nada!). Um novo cartograma da Redditer TeaDranks resgata os países do mundo de acordo com os números populacionais em vez da área geográfica. Inclusive, reconstruir mapas baseados em diferentes variáveis ??pode ser uma ferramenta poderosa para entender o mundo em que vivemos. Certas regiões quase desaparecem do mapa, enquanto outras se expandem consideravelmente. O Canadá se transforma em uma linha fina e irregular. Entretanto, a Índia ocupa uma enorme quantidade de espaço.

Outros detalhes interessantes: a Coreia do Norte tem uma população maior do que a Austrália, com 25,1 milhões de pessoas. A Dinamarca quase desapareceu do mapa em comparação com o poderoso espaço que normalmente ocupa. Além disso, a China conseguiu superar a Rússia em vez do contrário. "Eu fui inspirado por este mapa que agora tem dez anos", disse TeaDranks para o IFLScience. "A escala do meu mapa é duas vezes maior que a do antigo".

É importante notar que até os mapas do mundo moderno distorcem a Terra. O problema reside na projeção, que no mapeamento resulta da tentativa de transformar um globo esférico em plano. Os cartógrafos tentam combater essa distorção geométrica através de uma variedade de técnicas. Cada uma delas com suas próprias falhas e pontos relativamente fortes.

Agora, a pergunta "Como seriam os países se eles fossem mensurados pela população?" já tem a equivalente resposta. Vamos lhe mostrar a nova disposição de alguns países, tendo como base a estrutura de TeaDranks. De início, você pode sentir um leve impacto em relação ao globo terrestre dentro dessa perspectiva. Muitos aspectos de formas e contornos mudam drasticamente. O Brasil, por exemplo, virou um bloco meio disforme.

1- Nigéria

2- Etiópia

3- Rússia

4- Brasil

5- Índia

6- China

7- Coreia do Sul

8- Japão

9- Austrália

10- Nova Zelândia

11- Síria

12- Alemanha

13- Itália

14- França

15- África do Sul

 

Próxima Matéria
Via   iflscience  
Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+