Curiosidades

Vídeo mostra peixe comendo tubarão inteiro de uma só vez

0

Pesquisadores da Administração Ocêanica e Atmosférica Nacional, o NOAA, na sigla em Inglês, nos Estados Unidos, que monitoram a vida marinha, acabaram presenciando algo muito inusitado. Durante o registro, feito em vídeo de um estudo sobre o comportamento de um grupo de tubarões, eles foram surpreendidos com algo que não imaginavam que pudesse acontecer bem em frente aos seus olhos.

O grupo de animais analisados é formado por 11 pequenos tubarões. Estes estavam se alimentando tranquilamente de um peixe-espada morto. De repente, uma outra criatura surgiu e simplesmente devorou um dos membros do grupo que dividia o outro peixe com os demais. Todos [os cientistas] ficaram muito surpresos com o que viam. “Não é possível”, disse um dos especialistas da NOAA.

Tudo aconteceu a cerca de 500 metros de profundidade da superfície. Para o registro das imagens, os cientistas utilizaram um conjunto de câmeras especiais que podem ser controladas à distância. Os cientistas estavam estudando como o tubarão da espécie galhudo-malhado se alimenta.

“Normalmente, não vemos nenhum tubarão de profundidade em um grupo ou agregação. A menos que haja alguma porção de comida nas proximidades. Como predadores relativamente pequenos, eles gastam muito tempo procurando por presas. Quando ocorre uma grande oferta de comida, como um peixe-espada com mais de 100 quilos, a capacidade de detectar e localizar os alimentos e, em seguida, maximizar a ingestão de alimentos, é a chave para o crescimento e a sobrevivência”, escreveu a NOAA, em um comunicado.

Trágico banquete

É absolutamente incrível a possibilidade de conseguir capturar o exato momento de quando todo o grupo de tubarões devorava o peixe-espada, de mais de 2 metros de comprimento e com peso aproximado de 100 quilos. Especialmente, em razão de sua raridade.

E, apesar de não serem tão grandes quanto outras espécies de tubarão, chegando a medir até 1,25 metro, o grupo de tubarões galhudo-malhado atacou violentamente os restos mortais do peixe-espada. Os pesquisadores não conseguiram determinar a forma como a presa pode ter morrido. Entretanto, eles especularem que a causa possa ter sido devido à idade, doença ou algum tipo de ferimento.

Contudo, a coisa toda ganhou dimensões inimagináveis depois de todo esse processo com o peixe-espada. O auge é quando um peixe gigante surge e simplesmente engole um dos tubarões. Tal peixe, segundo os cientistas da agência norte americana, se trata de um cherne-poveiro. Esta espécie pode alcançar cerca de 2,5 metros de comprimento. Especialistas afirmaram que o vídeo capturado pode ajudá-los a entender melhor o comportamento desse tipo de peixe. O cherne-poveiro é bem conhecido por caçar outras criaturas marinhas.

No entanto, os cientistas não sabiam que essa espécie pudesse atacar animais como tubarões. O cherne-poveiro utiliza um método muito peculiar para se alimentar. Utilizando sucção, eles simplesmente engolem suas presas por inteiro, sem muito tempo para escape ou reação de suas vítimas.

No vídeo capturado pelos cientistas, por exemplo, só conseguimos ver o rabo do tubarão para fora da boca do peixe gigante. Ainda segundo os cientistas, muito provavelmente o cherne-poveiro não foi capaz de comer o peixe-espada e deve ter decidido comer um dos tubarões.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

O cãozinho que espera seu dono há 18 meses no local do acidente que o matou

Matéria anterior

A temperatura da Terra já foi tão alta como é hoje?

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Curiosidades

Comentários

Comentários não são permitidos