Videogame, um santo remédio

POR Thamyris Fernandes    EM Ciência e Tecnologia      12/07/14 às 21h59

Se você é daqueles que fica horas jogando seus games favoritos, sem nem ver o tempo passar, uma boa notícia: esse pode ser um ótimo remédio para seu cérebro. Claro que não vale destruir sua vida social, mas algumas sessões de jogos por semana podem ser perfeitas para manter sua cabeça turbinada por muito mais tempo.

E isso não foi inventado por aficionados em games. Cientistas se propuseram a estudar os benefícios que esses eletrônicos podem trazer à saúde mental e ficaram impressionados com os resultados alcançados. Aliás, os videogames são perfeitos até mais os mais velhinhos.

Confira, abaixo, 4 motivos pelos quais você nunca deve deixar os games de lado:

1. VOCÊ FICA MAIS "BONZINHO"

1

Mesmo o jogador mais violento do GTA não se torna uma pessoa ruim. Conforme os pesquisadores do assunto, quem banca o vilão costuma sentir uma espécie de culpa que, normalmente, faz a pessoa se comportar melhor na vida real.

2. CAPACIDADE COGNITIVA MELHORADA

2

O videogame é uma das atividades capazes de retardar o envelhecimento do cérebro, o que mantem nossa capacidade de aprendizagem ágil, na medida do possível, por mais tempo. Idosos de 60 a 85 anos participaram de um experimento que os colocava para jogar partida de corrida algumas horas por dia.

No final do estudo, os participantes estavam com o raciocínio mais rápido. Eles se saíram melhor até mesmo que jovens de 20 anos, que nunca haviam brincado com o jogo.

3. O CÉREBRO FICA MAIOR

3

O videogame pode desenvolver e aumentar algumas regiões cerebrais, mesmo que isso não tenha nada a ver com o nível de inteligência das pessoas. O hábito de jogar tende a desenvolver partes do lado direito do hipocampo, o córtex pré-frontal dorsolateral direito e o cerebelo bilateral, regiões ligadas a funções como navegação espacial, memória, planejamento estratégico e a habilidade motora das mãos. O mais interessante é que quanto mais a pessoa sente prazer em jogar, mais essas áreas crescem, como atestam as pesquisas.

4. OS VÍCIOS REDUZEM

4

Esse é um truque muito eficiente para ajudar fumantes a parar de fumar, por exemplo. Isso porque, basicamente, o jogo distrai o cérebro, que deixa de construir imagens mentais dos desejos que os vícios provocam.

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+