15 segredos escondidos dos games do Super Mario

POR Thamyris Fernandes    EM Ciência e Tecnologia      13/07/14 às 20h53

Apesar de ser uma figurinha antiga dos games da Nitendo, o encanador Mario ainda faz a cabeça de adultos e crianças. É devido a essa popularidade que a empresa responsável pelos jogos do personagem ainda investe em inovações para sua saga.

Acontece, no entanto, que não só as atualizações fazem com que o público seja atraído para esses jogos. Muito da fama que eles carregam até hoje vem de "manhas" descobertas por seus jogadores mais aficionados e que fazem do game uma caixinha de surpresas.

Hoje nós trazemos alguns desses "segredinhos" que a saga guarda. Acompanhe abaixo nossa lista e descubra os "easter eggs" mais legais dos games de Super Mario:

1. 8 bits

Na fase Booster Tower, no Super Mario RPG, há uma sala em que é possível ver um pilar e uma cortina em volta. Ao entrar por ali, Mario passa por uma metamorfose, transformando-se no Mario versão 8 bits, com direito a música e tudo. Mas a dica só funciona para a primeira vez que você passar pelo local.

2. Dinossauro no telhado

O fiel escudeiro de Mario, o dinossauro Yoshi, acaba não participando da aventura em Super Mario 64. Apesar disso, é possível encontrar o bichinho no jogo. Para conseguir a façanha, você precisa coletar todas as 120 estrelas. Depois, Yoshi vai estar esperando no telhado do castelo. É só ir buscá-lo.

3. Pescando

Outro segredinho que você provavelmente nem sonhava sobre Super Mario 64: um peixe acompanha o herói algumas vezes, quando ele pula para fora da água. Já tinha visto isso?

3

4. O grande pinguim

Também em Mario 64, um outro personagem surge no meio do jogo. Quando você pega as 120 estrelas, um pinguim gigantesco corre contra o você na fase Cool, Cool Mountain.

5. Em forma de controle

Em Super Mario Sunshine, a fase Sirerna Beach esconde uma surpresa! Aliás, ela só é revelada se você subir no ponto mais alto da fase e "olhar" lá de cima. Quando fizer isso, verá que o desenho da praia, incluindo árvores, cabanas e demais objetos dispostos na paisagem formam o desenho do joystick do GameCube!

5

6. As melancias

Já notou que, em Super Mario Galaxy, todos os cocos se transformam em melancias se você coletar 9999 Starbits? Tenta da próxima vez!

6

7. O livro secreto

Em Super Mario Sunshine há um livro escondido em um canto da fase Noki Bay. Informações oficiais relatam que o objeto tinha utilidade no projeto original, mas acabou sendo descartado ao longo do processo de produção. Há quem diga que em sua capa está escrito "You have no life" (você não tem vida), assinado por Shigeru Miyamoto, pai do encanador mais famoso dos games.

7

8. Mario Fantasy

Sabia que o jogo Super Mario RPG, para a Nitendo, foi desenvolvido pela Squaresoft (atual Square Enix)? É Por isso ele conta com uma série de elementos da série Final Fantasy. Um deles é o personagem Culex que, apesar de nunca ter aparecido em um jogo antes disso, fica rodeado de cristais e utiliza magias características da série. Esse é o inimigo mais poderoso de Mario no jogo.

9. Os estranhos planetas

Em Super Mario Galaxy, Mario passa por diferentes planetas, que se apresentam nos mais diversos formatos possíveis. A fase Space Junk Galaxy, por exemplo, traz um planeta com o formato da nave do game Pikmin. Já a galáxia Buoy Base tem uma pokebola gigante esperando para ser explorada. Já percebeu?

8 9

Além disso, a galáxia Rolling Gizmo guarda mais uma "anormalidade". Talvez você nem tenha notado, mas há nesse lugar uma concentração de Starbits em forma de rupee, moeda corrente dos games da série Zelda.

10

10. Cosplay de Mario

Depois de completar o mundo secreto de Super Mario World, dentro da Star Road, você pode voltar até o começo do jogo. A diferença nesse recomeço é que todas as regiões do mapa possuem cores diferentes e as tartarugas não possuem mais cascos tradicionais. Em vez disso o que elas carregam na cabeça uma máscara com a cara do herói.

11

11. Os visitantes de outros games

O game Super Mario RPG conta vários hotéis e pousadas para que o herói possa dormir e recuperar suas energias, como você sabe. Em um desses lugares é possível ver Link, herói principal de Zelda, dormindo em uma das caminhas. A heroína Samus, da série Metroid, também aparece descansando nesse jogo.

12. Projeto Golfinho

Antes de ser chamado de Game Cube, o console da Nintendo era chamado de "Dolphin" (golfinho, em português). Esse é o motivo dessa palavra aparecer tantas vezes em Super Mario Sunshine. Além de ser o nome da ilha em que se passa o game (delfino significa dolphin em italiano), existem estátuas desses bichinhos por todo canto do game.

12

13. Warp Zone

Em Super Mario Bros é possível encontrar várias áreas secretas, que servem como atalhos para o final do jogo. Para isso, é só o personagem entrar pelo cano para chegar até os locais mais avançados do game.

14. No mundo de Zelda

Existe uma fase do game Super Mario 3D World, para Wii U, em que é possível encontrar o personagem Link, da série Zelda. O visitante aparece em sua forma 8 bits, com direito a música tema e tudo mais!

15. Mario Kart

O game Super Mario 3D World conta com uma fase que lembra a versão Mario Kart do Super Nes. Tudo é bem semelhante, incluindo o desenho da fase, os elementos e a até mesmo a música.

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+