Curiosidades

Voa Brasil irá começar logo. Quem irá poder comprar passagem aérea por R$ 200?

0

Viajar de avião para muitos é um sonho, e quem já viajou sabe o quão confortável e prática essa experiência pode ser. As distâncias parecem menores e o tempo que se leva para chegar ao destino final é muito mais rápido do que em qualquer outro meio de transporte. Contudo, uma coisa que pesa no momento da decisão por esse meio de transporte é o preço da passagem. No entanto, um programa do governo pode resolver esse ponto, pelo menos para algumas pessoas.

Isso porque o programa chamado Voa Brasil irá oferecer passagens aéreas de R$ 200. Esse programa foi anunciado logo no começo de 2023, mas seu lançamento foi adiado por várias vezes. Agora, ele deve ser anunciado nas próximas semanas. O objetivo do Voa Brasil é democratizar o acesso às passagens aéreas a um público específico.

Quem terá direito?

Exame

De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, os beneficiados desse programa irão ser os aposentados do INSS e os bolsistas do ProUni. Ao todo, esses dois grupos equivalem a aproximadamente 1 milhão de aposentados do INSS e 700 mil alunos do programa educacional.

Serão disponibilizadas cinco milhões de passagens para esses beneficiários, sendo a maior parte em tempos de baixa temporada, enquanto que nos meses de muito movimento, como férias escolares e fim de ano, a disponibilidade das passagens irá depender de algumas coisas, como informou Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos.

Além dos grupos em si, na primeira fase do programa ele irá priorizar as pessoas que não viajaram de avião nos últimos 12 meses. Com relação ao resto da população, o plano do governo é um fundo que diminua o valor das passagens.

Objetivo do programa

Conexão123

O objetivo é aumentar o número de passageiros do transporte aéreo. Um outro ponto é que o governo considera medidas para tentar diminuir o preço do querosene da aviação, e tentar abaixar o preço das passagens aéreas.

O programa foi anunciado pela primeira vez em março de 2023 pelo ex-ministro da pasta Márcio França. Os planos eram de que o Voa Brasil fosse lançado no segundo semestre do ano passado, mas isso acabou não acontecendo.

Então, em janeiro desse ano, o atual ministro, Costa Filho, disse que o programa teve que ser repensado e redesenhado porque anteriormente ele dava a entender que as passagens de 200 reais iriam ser para todas as pessoas e não para uma parcela da população pré-selecionada.

Quando Costa Filho disse isso, a previsão era que o programa fosse lançado no dia cinco de fevereiro, o que também acabou não acontecendo.

Agora, o esperado é que o programa seja lançado nas próximas semanas. No programa Roda Viva, o ministro disse que o detalhamento do Voa Brasil depende somente da agenda do presidente Lula.

Com relação à diminuição de preço das passagens aéreas para o resto da população, o governo está preparando um fundo para ajudar as companhias aéreas. De acordo com estimativa do ministro, podem ser separados entre quatro e seis milhões de reais. Contudo, esse valor ainda não foi fechado.

Golpe

Folha de São Paulo

Mesmo que o programa ainda não tenha sido lançado oficialmente, isso não impediu que criminosos tentassem aplicar golpe com ele ainda no ano passado. De acordo com um levantamento feito pelo NetLab, um laboratório de pesquisa da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foram identificados 457 anúncios falsos que envolviam o programa Voa Brasil em somente 24 horas.

Quando a possível vítima clicava na propaganda, ela era redirecionada para um chat, que também era falso, com o símbolo do governo federal. Nessa hora, os golpistas pedem o número do CPF da pessoa.

Segundo Rose Marie Santini, coordenadora do NetLab, qualquer pessoa com um cartão de crédito consegue postar um anúncio nas redes sociais, sendo ele verdadeiro ou não.

Outro ponto é que não existe uma legislação no nosso país que obrigue as redes sociais a darem relatórios com dados do que foi anunciado, quem pagou e publicou ou quantas pessoas viram determinado anúncio. Pontos que, na União Europeia, por exemplo, já são obrigatórios.

“A primeira coisa que a gente precisa fazer é para que as plataformas respeitem as leis brasileiras. Respeitem as leis existentes e se submetam ao mesmo regime jurídico de qualquer publicidade fora do ambiente digital. Então, essa é a primeira questão urgente”, disse Rose.

Conforme o Secretário Nacional do Consumidor, ele disse que deu um prazo de 72 horas para que as plataformas apaguem todos os anúncios falsos do Voa Brasil. Essa mesma ordem aconteceu em setembro com relação ao Desenrola Brasil, outro programa do governo sobre negociações de dívidas.

Mesmo assim, depois de dois meses, o NetLab ainda conseguiu encontrar vários anúncios nas redes sociais que tentavam dar o golpe nas pessoas.

Fonte: UOL, Olhar digital,

Imagens: Exame, Folha de São Paulo, Conexão123

3 coisas que podem dar errado durante o eclipse solar total

Artigo anterior

3 hábitos que te ajudam a não engordar

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido