Curiosidades

3 hábitos que te ajudam a não engordar

0

A obesidade tem sido uma questão crescente no mundo inteiro, e o pior é que ela não se limita aos adultos e nem aos Estados Unidos, país que sempre associamos com essa condição. Para se ter uma noção, de acordo com a OMS, daqui 10 anos, a obesidade irá ser um problema de saúde mundial e aproximadamente 40% das pessoas estarão com excesso de peso. Por conta disso, é bem importante saber formas de não engordar.

Até porque, esse acúmulo excessivo de gordura corporal pode trazer consequências graves para o organismo das pessoas. Além de estar relacionado com doenças como diabetes, pressão alta, gordura no fígado, câncer e até mesmo aumento de risco de morte precoce.

Para conseguir fugir dessas complicações, as pessoas têm que encontrar formas de não engordar, ou ganhar um peso sem exceder o recomendável. Para isso, existem alguns hábitos que podem ajudar.

Hábitos para não engordar

Eletrolar

Legumes e verduras sempre

O recomendável é que esses vegetais estejam presentes no almoço, jantar e até mesmo no café da manhã. Nesse último caso, eles podem aparecer em um omelete de tomate, espinafre ou brócolis.

Além de eles serem ricos em nutrientes, os legumes e as verduras são fontes de fibras. Elas dão uma saciedade que faz com que a pessoa coma menos e faz com que a absorção dos carboidratos seja mais lenta, além de também evitar que aconteçam picos de insulina, que é um hormônio relacionado com o estoque de gordura corporal.

Frutas de sobremesa

Muitas pessoas não gostam nem de pensar nessa possibilidade. Mas ter o hábito de comer frutas depois das refeições ou lanches como forma de sobremesa ao invés de doces é algo que ajudará a pessoa a não engordar. A dica nesse ponto é escolher as frutas mais maduras.

Treino

A última dica de hábito que ajuda a pessoa a não engordar é a prática regular de exercícios físicos. Isso acaba contribuindo de uma forma indireta junto com a boa alimentação. Através do treino, o estresse e a ansiedade podem ser controlados. Isso é bom porque normalmente as pessoas descontam essas emoções na comida com exageros no fast-food ou nos doces.

Aqui, o importante é entender que não é porque a pessoa treinou que ela está livre para comer o que quiser.

Ganhando peso

Freepik

Saber formas de não engordar é bem importante para a saúde. E igualmente importante de saber é algo que faz com que as pessoas ganhem peso. Muitas pessoas já ouviram a máxima de que namoro engorda. Mas o que muitos podem não saber é que isso não é somente um senso comum, é uma realidade.

Quando duas pessoas começam um relacionamento, é normal que elas ganhem alguns quilos a mais. Seja porque a comida dá um toque a mais para o romance, ou então se come mais por conta da felicidade compartilhada. Independentemente do motivo, o senso comum realmente está certo nesse ponto.

Tanto é que um estudo foi feito com 2,3 mil pessoas pela Sociedade Espanhola para o Estudo de Obesidade. Como resultado, eles viram que 80% das pessoas disseram ter ganhado alguns quilos extras depois que começaram a namorar sério. Essa quantidade a mais chegou a ser de até cinco quilos.

O estudo levantou algumas explicações para esse ganho de peso. A primeira delas foram as discussões e os términos, já que geralmente as pessoas recorrem aos doces nos momentos tristes e não têm muito controle da quantidade que estão comendo. Contudo, quando a situação é o contrário, ou seja, quando tudo está bem, os casais também comem mais.

De acordo com o estudo, os casais têm um costume maior de beliscarem comidas durante o dia. E o último motivo para esse ganho de peso é o estilo de vida. Até porque, quando uma pessoa está solteira, ela, normalmente, tem seus dias e noites mais cheios e agitados do que quando estão namorando. Consequentemente, elas gastam mais calorias solteiras do que quando encontram alguém.

A relação entre começo de namoro e ganho de peso é explorada em vários estudos, tanto que, segundo vários deles, os casais que dizem estar felizes e satisfeitos com seus respectivos relacionamentos têm uma maior probabilidade de ganharem peso. E a quantidade de quilos ganhada varia entre eles, mas sempre para mais peso e nunca para menos.

Por exemplo, nesse estudo feito pela Jenny Craig, uma empresa de controle de peso, é possível que, no primeiro ano de namoro, a pessoa possa ganhar até oito quilos. Eles ouviram duas mil pessoas, e três em cada quatro pessoas engordaram aproximadamente oito quilos. Isso durante o primeiro ano de namoro.

O estudo descobriu ainda que esses quilos a mais podem vir com mais facilidade para os homens. Isso porque, na pesquisa, 70% deles afirmaram ter ganhado alguns centímetros a mais na cintura nesse começo de namoro. Já as mulheres, apenas 45% disse ter engordado no primeiro ano de namoro.

É claro que esse ganho não é uma coincidência. Existem alguns motivos para que as pessoas ganhem peso no primeiro ano de namoro. De acordo com o estudo, os motivos são a alimentação desequilibrada e a falta de atividades físicas.

Dos entrevistados, 70% disseram que os quilos a mais eram consequência do novo hábito de comer junto com o parceiro e de ir a restaurantes com uma frequência maior. É estimado que, quando as pessoas comem fora de casa, elas acabem consumindo 200 calorias a mais do que o normal.

Além disso, a falta de exercício no começo do namoro também contribui para esse ganho de peso. De todos os entrevistados, 34% disseram que, desde que começaram a namorar, o estilo de vida foi mais sedentário do que era antes.

Fonte: VivaBem, Superinteressante

Imagens: Eletrolar, Freepik

Voa Brasil irá começar logo. Quem irá poder comprar passagem aérea por R$ 200?

Artigo anterior

Câncer silencioso: o que é preciso saber quando não existem sintomas óbvios

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido