Curiosidades

Você acorda com muita fome? Saiba as causas e opções saudáveis para comer

0

O ato de comer está entre os maiores prazeres das pessoas. Os gostos, é claro, são relativos. Doces, massas, grelhados, crus, naturais e vários outros tipos de infinidades, existem por aí para que possamos nos alimentar. E com relação à vontade de comer, existem aquelas pessoas que acordam com muita fome e têm vontade de comer tudo o que veem pela frente.

Por mais que isso seja uma coisa normal, até porque quando as pessoas dormem elas ficam em jejum por um período de tempo grande, em determinados casos essa fome em excesso pode indicar uma disfunção do organismo que merece uma atenção. E existem coisas que podem fazer com que as pessoas tenham uma fome excessiva quando acordam. Saiba o quê.

Razões para a fome

Deliway

Pular refeições

Se uma pessoa pula alguma refeição, especialmente o jantar, é normal que ela acorde com fome. Nesse caso, isso acontece por conta de uma reação fisiológica do corpo por conta da diminuição da ingestão calórica. Até porque, o corpo entende que tem que economizar energia e, quando o metabolismo é desequilibrado, isso causa uma mudança nos níveis de açúcar no sangue, o que por sua vez aumenta a fome logo ao acordar.

Comer muito antes de dormir

Comer muito antes de dormir também pode fazer com que a pessoa acorde com muita fome. Isso porque essas pessoas optam por alimentos ricos em açúcar e amido. Eles fazem um pico de açúcar no sangue e o pâncreas libera insulina, hormônio que regula os níveis de glicose e metabolismo dos carboidratos.

No passar da noite, esses níveis de açúcar podem cair e isso faz com que a pessoa tenha mais fome de manhã.

Mudar o treino

Quando a pessoa muda o treino, ela pode sentir mais fome de manhã. Isso é normal porque o excesso de atividade física pode mudar o apetite, o que pode refletir em respostas hormonais que influenciam a saciedade. E se a pessoa tiver um treino com muito gasto energético ela também irá sentir mais fome.

Beber pouca água

Muitas pessoas podem não saber, mas a sensação de fome pode estar relacionada com a sede. Por isso que cada caso deve ser analisado para ver qual é a quantidade total de água que a pessoa está bebendo no dia.

Quando uma pessoa está desidratada, a sensação de fome é mascarada porque confunde o hipotálamo, que é quem regula a sede e a fome. Justamente por isso que beber muita água ajuda nesse controle.

Sono ruim

Mudanças no sono também mudam os hormônios que regulam a fome e saciedade. Por conta disso eles podem influenciar na sensação de fome ao acordar. Além disso, um sono inadequado gera mudanças na alimentação e, normalmente, quem dorme mal acaba comendo mais calorias do que precisa. Isso resulta em um ganho de peso.

Diabetes

Essa doença crônica afeta a forma como o organismo processa o açúcar no sangue. E quando ela está descompensada, ela pode aumentar a sensação de fome de manhã. Isso acontece quando existe uma baixa de açúcar no sangue, conhecida como hipoglicemia. Nesse momento é comum que a pessoa tenha necessidade de comer alguma coisa que eleve seus níveis de açúcar no sangue.

Remédios

Determinados remédios podem ter um efeito na fome matinal, como por exemplo, antidepressivos, corticosteroides, hipoglicemiantes, antipsicóticos, antialérgicos e ansiolíticos. Por isso é importante conversar com os médicos para saber se algum remédio pode ter uma relação com uma mudança no padrão alimentar.

O que comer e o que não

Tudo gostoso

Assim como no resto do dia, o recomendável é que se tenha uma alimentação balanceada também no começo do dia. Por isso que é bem recomendado que se comece o dia com frutas, proteínas de qualidade e uma fonte de carboidrato.

Alguns alimentos indicados são:

  • Ovos;
  • Queijos magros;
  • Pães integrais;
  • Cuscuz de milho;
  • Aveia;
  • Iogurte;
  • Suco de fruta natural;
  • Frutas frescas.

No entanto, existem aqueles que não são muito recomendados, ou pelo menos não em grandes quantidades, como por exemplo, ultraprocessados e alimentos ricos em açúcar e gordura. Alguns exemplos são:

  • Biscoitos recheados;
  • Bacon;
  • Salsicha;
  • Bolos;
  • Sucos de caixinha;
  • Barra de cereal;
  • Manteiga ou margarina;
  • Pães de farinha branca.

Fonte: VivaBem

Imagens: Deliway, Tudo gostoso

Independência do Brasil: principais causas e consequências

Previous article

Qual é a melhor temperatura para uma boa noite de sono? Ciência tem uma resposta

Next article

Comments

Comments are closed.