Curiosidades

VocĂȘ precisa descartar esses produtos de maquiagem depois de ficar doente, segundo especialista

0

Por quanto tempo vocĂȘ usa seus produtos de maquiagem? Costuma ficar atenta Ă s validades? Com que frequĂȘncia costuma lavar seus pincĂ©is? Usa os produtos enquanto estĂĄ doente? Bem, parece um interrogatĂłrio, mas Ă© realmente preciso refletir sobre isso. Muitas mulheres possuem sua pequena coleção de maquiagem. Compram novos produtos, mas se esquecem de jogar fora os antigos. Como se nĂŁo bastasse, ainda acabam misturando tudo em um mesmo lugar. Acredite, essa mania pode acarretar em algumas consequĂȘncias.

Por exemplo, a prĂĄtica de usar maquiagem enquanto estamos doentes Ă© completamente dispensĂĄvel, segundo Morgan Statt, que atua na ĂĄrea de saĂșde e segurança da Consumer Safety.org. Os cosmĂ©ticos podem representar um grande risco para nossa saĂșde, visto que sĂŁo propensos ao acĂșmulo e proliferação de germes. Portanto, se vocĂȘ ficou resfriada ou gripada e continuou usando seus produtos, o mais recomendado Ă© que se livre deles… Claro, se nĂŁo quiser sofrer novamente com a doença em breve.

Qual o pior tipo de maquiagem para manter guardado?

De acordo com Statt, os batons sĂŁo os piores infratores: “Seus revestimentos labiais sĂŁo uma entrada natural para o trato respiratĂłrio, que o coloca em risco adicional de infecção e doença“. A grande questĂŁo Ă© que alĂ©m de armazenar germes provenientes de uma gripe, ainda pode abrigar outras doenças piores, a exemplo da herpes.

Por outro lado, se vocĂȘ adora aquele batom e nunca conseguiu encontrar outro igual para comprar, hĂĄ uma forma de preservĂĄ-lo. É possĂ­vel cortar a camada de cima, que Ă© onde geralmente os germes se concentram. TambĂ©m pode passar uma toalha levemente umedecida com ĂĄlcool. E por falar nisso, o lĂ­quido tambĂ©m pode ser usado para descontaminar o tubo do batom, como forma de prevenção maior. Entretanto, comprar outro ainda continua sendo a melhor opção.

É importante destacar que a maquiagem direcionada para os olhos tambĂ©m pode ser perigosa. Delineadores, sombras e mĂĄscaras para cĂ­lios tambĂ©m devem ser descartados. Assim como os produtos para lĂĄbios, a maquiagem para os olhos tambĂ©m pode espalhar outras doenças, como a conjuntivite.

E por que nĂŁo compartilhar maquiagem?

Da mesma forma, nunca sabemos ao certo como anda a saĂșde da pessoa para quem vocĂȘ empresta sua maquiagem. Segundo Statt: “O risco de germes e infecçÔes que vem com a partilha de cosmĂ©ticos faz com que nunca seja uma boa ideia“. Mesmo utilizando pincĂ©is descartĂĄveis, ainda nĂŁo Ă© melhor evitar.

Assim como falamos anteriormente, ainda hĂĄ o risco de utilizar produtos vencidos. Statt salienta que “mesmo se vocĂȘ nĂŁo adoecer, qualquer maquiagem expirada ou produtos que vocĂȘ usou nos Ășltimos dois anos pode colocĂĄ-lo em maior risco de infecção ou doença e deve ser descartado“. Grande parte dos produtos de beleza atualmente, contam com propriedades antibacterianas. Entretanto, apĂłs usĂĄ-los muitas vezes depois de uma gripe, ou com o prazo de validade vencido, jĂĄ nĂŁo Ă© algo que garanta proteção.

E entĂŁo pessoal, o que acharam? JĂĄ sabiam disso? Compartilhem suas ideias com a gente aĂ­ pelos comentĂĄrios!

[VĂ­deo] Mergulhador filmou o momento exato em que foi atacado por um tubarĂŁo

Artigo anterior

Conheça o site que mostra quanto tempo falta para vocĂȘ se aposentar

PrĂłximo artigo

ComentĂĄrios

ComentĂĄrios nĂŁo permitido