• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Você sabe por que a porta da geladeira é magnética?

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Curiosidades      28/05/15 às 18h57

Vá até a sua geladeira e abra, reparou que tem uma borracha magnética na porta? Logicamente, você já parou para pensar e chegou a conclusão de que ela foi feita para vedar a entrada de ar do exterior, impedindo que o calor entre enquanto ela está fechada, evitando que o equipamento deixe escapar o ar gelado.

Mas a razão para que a industria use essa borracha magnética em vez de outro material é bem mais sombria do que se poderia imaginar, a verdade é uma história bem triste e verdadeira, confira nas linhas abaixo:

geladeira
As geladeiras de antigamente, possuíam uma porta de trinco, que quando fechadas por fora impediam a abertura dela por dentro, ao contrário das geladeiras comuns que temos em nossas casas atualmente.

Mas por que alguém iria querer abrir uma geladeira por dentro? A resposta é bem mais complicada do que pode parecer, afinal à primeira vista uma geladeira pode parecer um esconderijo perfeito para brincar de esconde-esconde em um dia de verão, exceto pelo fato de que antigamente você não conseguiria sair dela, é ai que aconteciam então as mortes por asfixia.

Mortes por asfixia

gela

Em 1956 um número muito grande de crianças nos Estados Unidos morreram por asfixia ao se esconderem em geladeiras e ficarem presas nelas. Foi então que no país surgiu a lei de segurança das geladeiras. Alguns anos antes, em 1951, uma lei já havia sido aprovada na Califórnia que tornava ilegal deixar os refrigeradores em uma área acessível por crianças.

A medida teve pouco efeito, por isso a mudança na porta da geladeira se viu ainda mais necessária. Mas como permitir que uma geladeira pudesse ser aberta por dentro? A resposta foi alcançada alguns anos mais tarde pela ciência.

Experimentos com crianças

criança

Depois da ideia de usar magnetismo para fechar as portas das geladeiras, ainda faltava uma coisa: testar como as crianças reagiriam a novidade. Várias crianças foram usadas em experimentos, que hoje provavelmente não seriam aprovados por nenhum comitê de ética.

Nos testes, elas foram aprisionadas em geladeiras para que os cientistas observassem como eles reagiriam. As conclusões foram que, quando presas, as crianças tendiam a empurrar a porta dos refrigeradores para escaparem.

Além disso, os pesquisadores concluíram também que crianças com três anos empurravam com uma força média de 10 libras, enquanto criança de cinco anos empurravam com uma força média de 21 libras.

Esses dados foram utilizados no desenvolvimento de normas para construção de geladeiras. O novo mecanismo da porta não resolveu completamente o problema, mas o número de mortes caiu bastante depois da mudança.

Um estudo de 1985 publicado em relatórios sobre saúde pública norte-americana apontou que na Califórnia entre os anos 1960 e 1981, as mortes de crianças por asfixia em geladeiras caiu pela metade. E essa é a triste história por trás de um dos eletrodomésticos mais utilizados do mundo.

Próxima Matéria
Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+