Você sabe qual a idade do hacker mais novo da China?

POR Thamyris Fernandes    EM Ciência e Tecnologia      08/10/14 às 19h14

O controle "ferrenho" que a China exerce sobre a internet do país é conhecido no mundo todo. Por isso, nem todos os sites que existem podem ser acessados nesse território, onde o governo sabe exatamente quais os passos das pessoas no mundo virtual.

Nesse contexto, os hackers são também outros personagens famosos. Muitos deles, inclusive, estão sempre na mira no exército chinês, a um passo de caíram nas garras do "partido".  (Clique para ler também: Qual foi a primeira foto enviada para a internet?).

Mas, mesmo com tantas limitações e problemas nesse universo virtual, um garotinho de 13 anos, chamado Wang Zhengyang, está dando o "baile" em muito adulto por aí por sua esperteza e inteligência. Ele - que recentemente foi anunciado como o hacker mais jovem da China - diz que só atua de forma positiva na internet, ajudando, por exemplo, empresas nacionais a encontrarem brechas na rede a fim de melhorar a segurança de seus sites.

1

Wang, apesar da pouca idade, discursou recentemente na Conferência de Segurança da Internet, que aconteceu em Pequim. Segundo ele, a primeira vez que testou seus "talentos" foi quando invadiu o sistema de seu colégio, porque estava cansado de passar horas fazendo a lição de casa. Depois disso, ele já ajudou a consertar mais de 100 sistemas vulneráveis a ataques.

O garoto chegou a alterar, certa vez, o sistema de cobrança de um e-commerce famoso em seu país, passando o preço de um produto de 2,5 mil iuans (cerca de mil reais) para 1 iuan (0,40 centavos ). Mas Wang jura não ter finalizado a compra e que só fez isso para informar a loja da falha virtual.

Inteligente ou não esse garoto?

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+