Você sabe qual o verdadeiro significado dos símbolos das profissões?

POR Ultra Curioso    EM Curiosidades      28/07/15 às 16h31

Há poucas coisas tão empolgantes quanto ingressar em um curso superior. O amplo horizonte da universidade, a pluralidade de pensamentos e ideias, as experiências e o aprendizado, e com certeza as festas - todos esses fatores fecham um pacote que inundam o mundo do universitário.

De cursos mais populares como Medicina, Direito, Administração e Engenharia Civil até cursos menos concorridos, o que vale é adquirir o aprendizado e aplicá-lo na vida. E não obstante, cada curso/profissão possui um símbolo tradicional que o representa, sendo identificado por ele em qualquer lugar.

Você sabe qual o significado dos símbolos das profissões? Se a resposta é não, está passando da hora de conhecer. Confira nessa matéria do Ultra Curioso, que traz o significado dos símbolos das profissões mais populares.

1. Medicina

simbolo_medicina_original_-274x300

A serpente em volta de um cajado rústico, este é o verdadeira símbolo da Medicina. Há os que confundem o bastão (de Asclépio) c0m o caduceu (de Mercúrio), erroneamente. O cajado rústico é o símbolo que representa o Bastão de Asclépio, ou Esculápio, o deus da Medicina. Asclépio teria ganho a habilidade de curar inclusive os mortos. A serpente estaria relacionada a uma crença grega de que as cobras seriam dotadas de grande sabedoria, e também representa ao mesmo tempo o veneno e o antídoto.

2. Direito

dire

balanca_da_justica_mulher_venda_foto_arquivo_ybs_2008

O símbolo mais popular do Direito é a balança, escolhida para simbolizar o equilíbrio entre o certo e o errado. Em diversas culturas, ela é usada em julgamentos. Porém, a representação mais original seria a de uma mulher segurando a balança e uma espada.

A figura feminina, com os olhos vendados, que carrega nas mãos uma espada e uma balança é, segundo o jurista Tércio Sampaio Ferraz Júnior, citado pelo Supremo Tribunal Federal, Diké, ou Iustitia, filha de Zeus e Têmis. A espada e a balança estão vinculadas à punição e à igualdade, elementos essenciais nas teorias jurídicas.

3. Administração

adm

Até o ano de 1979, o setor ainda não tinha um símbolo para chamar de seu. Foi aí que o Conselho Federal de Administração promoveu um concurso nacional com 309 propostas, cujo projeto vencedor foi desenvolvido pela curitibana Oficina da Criação.

O símbolo é cheio de significados. As setas centrais indicam um objetivo comum e a disposição das formas geométricas remete às ações de organizar, direcionar, orientar, coordenar, arbitrar e planejar.

4. Psicologia

psicologia

O símbolo da Psicologia é a letra grega Psi. Há mais de uma versão para o uso da letra grega "Psi" para simbolizar a esta área. Segundo a pesquisa "A letra Psi enquanto símbolo da Psicologia", do psicólogo Claudio Drews, o uso da letra já esteve relacionado ao tridente de Poseidon, deus grego dos mares, e ao trio de teorias chamadas de comportamentais, fenomenológicas e cognitivas.

Drews, no entanto, considera mais crível uma origem mais simples, ligada à etimologia da palavra psique (alma), que no alfabeto grego é expressa pelos sinais ????.

5. Engenharia Civil

eng

O símbolo da Engenharia Civil é a deusa Minerva dentro de uma engrenagem. Minerva é a equivalente romana da deusa grega Atena. Minerva era filha de Júpiter, que após engolir a deusa Métis (Prudência), com uma forte dor de cabeça, pediu a Vulcano que abrisse sua cabeça com o seu melhor machado, de onde saiu Minerva. Já adulta, portando escudo, lança e armadura, passa a ser considerada uma das três deusas virgens, ao lado de Diana e Vesta.

Por ter saído da cabeça de Júpiter, Minerva passa a ser conhecida como a deusa da sabedoria, das artes e da estratégia de guerra. Além disso, a deusa é sempre representada com um capacete na cabeça, escudo no braço e lança na mão, porque era a deusa da estratégia de guerra.

6. Ciências Contábeis

cien

Um cajado com um elmo alado e envolto por duas cobras é conhecido como Caduceu de Mercúrio, ou Hermes. Este é o símbolo de Ciências Contábeis.

O Conselho Federal de Contabilidade menciona Juan-Eduardo Cirlot, autor de O dicionário dos símbolos, para explicar a origem da figura. A mitologia conta que o deus mensageiro teria lançado o bastão entre duas serpentes que brigavam para que elas se entrelaçassem e assumissem uma atitude mais amistosa. Essa postura de intermediação foi relacionada ao longo da história com o comércio e as relações de troca, fazendo de Mercúrio o deus dos negociantes.

7. Farmácia

farmacia

Uma taça com uma serpente envolta nela, eis o símbolo da Farmácia. A taça é uma referência a Hígia, filha de Asclépio na mitologia grega. Ela também tinha o dom da cura e, quando seu pai foi morto, ela passou a ser a deusa da saúde e recebeu a serpente como símbolo do poder herdado. Acredita-se que, da mesma forma que Hígia descende de Asclépio, a farmácia descende da medicina - e por isso o uso da representação de sabedoria e cura.

8. Jornalismo

jorna

O Símbolo do jornalismo é um livro aberto cruzado por uma pena. A pena é a representação da escrita nos antigos livros da Gazeta Romana no início do jornalismo manual antes da invenção da imprensa.

A outra parte da lei é que o jornalista tem o compromisso com a verdade dos fatos e seu trabalho se pauta pela precisa apuração dos acontecimentos e sua correta divulgação.  Lex, vem do latim, e que dizer "lei".

Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+