Curiosidades

Vulcões podem ter sido responsáveis pelas primeiras baforadas de oxigênio na Terra

0

Uma das coisas essenciais para a vida na Terra é o oxigênio. Até porque, a maior parte da vida do planeta precisa dele. Agora, a ciência mostra que o O2 começou a aparecer na atmosfera do nosso planeta em grandes quantidades há aproximadamente 2,4 bilhões de anos.

Contudo, também existiu uma pequena injeção de oxigênio cerca de 100 milhões de anos antes disso. Em suma, até o momento, a origem dessa respiração  era uma mistério. Mas um novo estudo mostrou que os vulcões, provavelmente, foram a causa desse evento de oxigenação.

em suma, através de uma análise de registros de rochas, os pesquisadores descobriram um aumento correspondente também nos níveis de mercúrio, que indica que houve uma atividade vulcânica.

Vulcões

Vulcao1, Fatos Desconhecidos

Teria sido essa atividade vulcânica que teria levado a lava, rica em nutrientes e campos de cinzas vulcânicas, e à liberação desses nutrientes em rios e áreas costeiras através do intemperismo. Consequentemente, isso teria permitido que as cianobactérias e outros organismos unicelulares prosperassem e começassem a  bombear oxigênio.

“Nosso estudo sugere que, para esses sopros transitórios de oxigênio, o gatilho imediato foi um aumento na produção de oxigênio. Ao invés de uma diminuição no consumo de oxigênio pelas rochas ou outros processos não vivos. É importante porque a presença de oxigênio na atmosfera é fundamental. É o maior impulsionador para a evolução de uma vida grande e complexa”, disse o geólogo Roger Buick,  da Universidade de Washington.

No estudo,  Buick e sua equipe analisaram os testemunhos tirados d formação do Monte McRae Shale na Austrália Ocidental. Eles tem cronogramas geológicos que datam de 2,5 bilhões de anos antes do começo do grande evento de oxigenação.

Estudo

Vulcao2, Fatos Desconhecidos

Feito isso, os sinais de enriquecimento de mercúrio e desgaste por oxidação acabaram convencendo os pesquisador de que realmente as erupções vulcânicas e subsequentes introduções de fósforo tiveram um papel grande e importante no pico inicial de oxigênio.

Por mais que ainda não está claro onde exatamente essa atividade vulcânica aconteceu na Terra, os registros geológicos de locais na Índia e no Canadá, entre outros locais, apoiam a hipótese de vulcanismo e luxos de lava nessa época.

“Durante o intemperismo sob a atmosfera arqueana, a rocha basáltica fresca teria se dissolvido lentamente, liberando o fósforo do macronutriente essencial nos rios. Isso teria alimentado micróbios que viviam nas zonas costeiras rasas. E desencadeado o aumento da produtividade biológica que teria criado, como subproduto, um pico de oxigênio”, disse a astrobióloga Jana Meixnerová, da Universidade de Washington.

Oxigênio

Vulcao3, Fatos Desconhecidos

Claro que antes da atmosfera da Terra ter começado a se transformar para valer podem ter acontecido outros picos de oxigênio. Mas mesmo que esse estudo explique somente um deles, ainda sim é um banco de evidências para se observar os primeiros momentos da vida no planeta.

“O que começou a ficar óbvio nas últimas décadas é que, na verdade, há um grande número de conexões entre a Terra sólida e não viva e a evolução da vida”, conclui Meixnerová.

Fonte: https://www.sciencealert.com/volcanoes-could-be-responsible-for-the-first-puffs-of-oxygen-on-earth

Nem todas culturas se preocupam igualmente com estranhos, como mostra esse ranking

Matéria anterior

5 coisas que vão ajudar seu cachorro ter uma vida mais longa e saudável

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Curiosidades

Comentários

Comentários não são permitidos