Ciência e TecnologiaCuriosidadesHistória

2015 terá 1 segundo a mais e isso pode fazer a internet cair

0

Se você pensa que o dia tem 24 horas, fique sabendo que está redondamente enganado. Na verdade, nossos dias contem com apenas 23:59:59 (que seria lido como 23 horas, 59 minutos e 59 segundos). Acontece, no entanto, que o ano de 2015 vai ser diferente: no dia 30 de junho, o dia terá um segundo a mais em sua contagem e vai terminar quando estiver completado 23:59:60 (23 horas, 59 minutos e 60 segundos).

Por mais que isso não pareça uma notícia significativa para sua vida, saiba que esse único e inofensivo segundo a mais pode fazer com que a internet entre em pane, ou melhor dizendo, que alguns sites saiam do ar. Mas, para explicar porque isso pode acontecer, é preciso entender um pouco sobre a forma que nosso tempo na Terra é cronometrado e como o planeta gira.

Isso porque, o objetivo desse segundo a mais ser acrescentado – tarefa que será cumprida pelo International Earth Rotation Service – é fazer um ajuste nos relógios do planeta, para que fiquem em total sincronia com a rotação da Terra, que não é nada constante. Isso porque o movimento de nosso planeta sofre constantes desacelerações, de aproximadamente dois milésimos de segundo por dia. Assim, de tempos em tempos, é preciso fazer com que os relógios atômicos fiquem de acordo com a forma que o planeta está girante.

1

Aliás, como mostram os registros dos responsáveis por esse assunto, o primeiro segundo adicionado aos relógios foi em 1972. Depois disso já foram feitas as correções outras 26 vezes! Todas essas alterações juntas, correspondem a um atraso de 26 segundos da rotação da Terra frente à forma como o tempo é medido.

Voltando aos problemas da internet, isso significa uma verdadeira agressão a alguns servidores e sistemas operacionais de determinadas empresas, que não apresentam suporte para lidar com o tal segundo a mais, correndo o risco de ter o serviço interrompido por não reconhecer a alteração no relógio.

Em 2012, por exemplo, a última vez em que um segundo extrema precisou ser incluso nos relógios atômicos, Mozilla, Reddit, Foursquare, Yelp, LinkedIn, StumbleUpon, o sistema operacional Linux, programas desenvolvidos em Java, por exemplo; apresentaram falhas e muitos até saíram do ar.

4

Sobre o evento, que já tem data e hora marcada para acontecer, somente a Google se manifestou até agora. Segundo a empresa, técnicas especiais estão sendo desenvolvidas para lidar com o problema e evitar transtornos para os usuários. A intenção, forme detalharam os representantes da companhia, é ir acrescentando aos poucos milissegundos nos relógios de seu sistema, antes que o acréscimo seja oficialmente concluído.

E aí, será mesmo o que o resto do pessoal vai tomar providências também ou a internet realmente vai cair em 2015?

Por falar na web, você pode gostar de conhecer também: 10 coisas que você pode fazer na internet e nem desconfiava.

Adolescente fica sem papel higiênico em trem e pede ajuda pelo Twitter

Artigo anterior

Psicopatas: Eles podem estar ao seu lado

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido