5 argumentos que provam que Lord Voldemort foi inspirado em Adolf Hitler - Fatos Desconhecidos

5 argumentos que provam que Lord Voldemort foi inspirado em Adolf Hitler

Fatos Nerd | 2 de outubro de 2015 por Lucas Franco

De origens humildes para um dos homens mais temidos e perigosos da história, este megalomaníaco colocou seu próprio ponto de vista intolerante à frente de uma campanha de ódio que custou a vida de muitas pessoas inocentes. Com um exército de soldados de coração frio às suas costas, ele quase transformou o mundo a seu favor, baseado em suas crenças pessoais super egoístas e totalitárias. Percebeu? Eu poderia estar falando tanto de Lorde Voldemort quanto de Adolf Hitler.

A política de Harry Potter tem muitas semelhanças com os acontecimentos que levaram até a Segunda Guerra Mundial. J. K. Rowling já chegou a admitir que o Ministro da Magia trapalhão Cornélio Fudge tem um quê de Neville Chaberlain, ex-primeiro ministro britânico do Partido Conservador. Com isto em mente, você poderia até comparar Albus Dumbledore com Winston Churchill, mas são as semelhanças entre os malfeitores que são particularmente intrigantes. Veja aqui alguns dos argumentos mais válidos desta comparação.

5 – Infância conturbada

Baby Voldemort

Onde melhor para começar do que logo no início? Como J. K. Rowling revelou ao longo de sua série de sete livros, Lord Voldemort não teve uma educação particularmente agradável. Nascido na véspera do ano novo em 1926, em um orfanato de Londres, sua mãe só teve forças o suficiente para batizá-lo de Tom Servolo Riddle antes de morrer.

Tom cresceu no orfanato completamente inconsciente do seu sangue bruxo, mas ainda incapaz de se encaixar com as outras crianças, acreditando ser superior a elas e ser destinado a coisas maiores. Ele era um garoto brilhante, ainda que muito perturbador e pouco disposto a se curvar sob a autoridade dos mais velhos. Da mesma forma, a infância de Adolf Hitler foi marcada pela morte e por muita infelicidade. Ele nasceu em 1889 em uma cidade no território que hoje pertence a Áustria como o quarto filho de Alois e Klara Hitler. Todos os seus três irmãos mais velhos morreram muito jovens.

Mas foi a morte de sua mãe que realmente sacudiu o futuro Führer. Alois já havia falecido e Klara morreu em 1907 depois de sofrer muito com o câncer de mama. Como Riddle, sem uma figura materna em sua vida, Hitler se tornou independente e rebelde. Ambos deixaram a adolescência com pouca coisa em termos de educação e uma determinação imbatível para ser grande.

4 – Limpeza Étnica

Harryzinho

Ambos os homens rapidamente culparam uma chamada raça inferiortrouxas para Voldemort e judeus para Hitler – pelos problemas do mundo e quiseram simplesmente eliminá-los por isto. A ideia de que os trouxas são considerados seres humanos inferiores do que aqueles com sangue mágico é bastante citada a partir do segundo livro da série, que trás o assunto à tona pela primeira vez.

Na verdade, a ideia de puro-sangue, mestiço e sangue ruim é um sistema que foi implementado de uma forma quase idêntica por Hitler e os nazistas. Não só houve distinções entre judeus e não-judeus durante a Segunda Guerra Mundial, como também categorias dentro da raça judaica. Isto mesmo, o povo judeu era classificado a depender do quão “poluído” seu sangue era, tornando alguns deles mais longe da pureza do que outros. Em ambos os mundos, estes cidadãos eram obrigados a assinar um registro, declarando sua condição.

3 – Uso da Propaganda

Propaganda

Tanto Lord Voldemort quanto Adolf Hitler reconheceram a importância da propaganda em suas respectivas missões de dominar o mundo, usando os veículos de comunicação para manipular o público geral. Esta foi uma tática que lhes permitiu semear a dúvida e o ódio nas pessoas, forçando falsas verdades goela abaixo das pessoas para tê-las a seu lado.

Depois de Voldemort ganhar o controle sobre o Ministério da Magia, ele ordenou a produção e distribuição de panfletos que demonstravam os perigos que os sangue-ruins representavam para a sociedade mágica. O material distribuido pelo Ministério da Propaganda de Hitler era estranhamente similar ao folheto mencionado acima. Enquanto os ciganos e homossexuais também foram fortemente atacados, o alvo  principal de suas campanhas eram, claro, os judeus.

2 – A Suástica e a Marca negra

Marca Negra

A suástica é, muito provavelmente, o símbolo mais reconhecível no mundo ocidental, com suas linhas duras e terríveis que trazem à tona imagens dos campos de concentração e dos extermínios em massa que lá aconteciam – pelo menos por aqui. Em algumas regiões do mundo, o símbolo tem um significado oposto, já que é muito mais antigo em algumas culturas como o hinduísmo e o budismo.

Quando você pensa em um símbolo para Voldemort, a Marca Negra é a primeira coisa que vem a mente. A serpente saindo da boca do crânio está presente no braço de todos os comensais da morte, e sempre pairava nos céus quando eles cometiam algum assassinato. Ainda que seja mais elaborada que a suástica, a Marca Negra tem um efeito semelhante sob aqueles que se opõem aos ideais de Voldemort – confusão, repulsa e, acima de tudo, medo. A serpente, ainda que tenha outras conotações negativas no ocidente, possivelmente devido ao seu papel na Bíblia, é outro símbolo que tem um significado totalmente diferente ao redor do mundo. Em mutias culturas antigas o animal é um símbolo de fertilidade e boa aventurança.

1 – Jeito com a palavra

Voldiezinho

Eles foram capazes de reunir pessoas para suas causas tão eficazmente porque tanto Hitler quanto Voldemort eram verdadeiros mestres da palavra. Tom Riddle, enquanto jovem, já era terrivelmente manipulador, utilizando uma máscara de curiosidade tranquila para extrair as informações de que ele precisava para começar seu reino de ódio. O professor Slughorn foi apenas uma de suas vítimas ingênuas.

O poder do discurso de Hitler era menos eficaz em grupos menores – eram seus discursos empolgantes, que reuniam milhares de pessoas, que lhe permitiam manipular as massas. Isso começou dentro das paredes da sede de seu partido, e terminou com centenas de milhares de pessoas às suas costas. Sua tática mais comum era referir-se ao povo alemão como um grupo superior de pessoas e não como meros indivíduos. Infelizmente, para o mundo, funcionou.

Bônus – O corte de cabelo

Emo

Talvez o pior crime deles – um crime contra a moda. Simplesmente terrível.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Comentários