1.200 municípios brasileiros ainda não têm internet fibra óptica

Ficar sem internet, atualmente, é visto como algo impossível. Justamente por isso que, mesmo que determinado tipo de conexão chegue ao fim, as pessoas procuram uma nova forma de manter sua conectividade. No Brasil, a internet comercial foi lançada em 1995 e desde então ela avançou e vários brasileiros tiveram acesso à ela. Contudo, 1.200 municípios brasileiros ainda não têm internet fibra óptica.

Mais especificamente, 1.206 municípios brasileiros, a maior parte na região Norte, ainda não tem infraestrutura para internet fibra óptica. Além disso, por não ter uma cabeamento correto, a qualidade do 5G nessa parte do país também é afetada.

No caso da internet fibra óptica doméstica, o primeiro serviço desse tipo no Brasil aconteceu em 1997 através da empresa brasiliense TV Filme, que depois foi comprada pela Sky. A conexão banda larga só começou a crescer depois que a GVT e a NET entraram nesse mercado no começo dos anos 2000.

Municípios sem internet fibra óptica

Grupo Algar

Existiam planos de que até 2024 essa conexão seria universalizada no nosso país, mas ela ainda não consegue atender todo o território nacional mesmo com os investimentos em internet fibra óptica barateando.

O que pode salvar esses municípios brasileiros são os provedores com menos de cinco mil acessos, que não necessitam de autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para atuar. São essas empresas menores as responsáveis por levar internet de alta qualidade para os municípios mais afastados. Tanto que, atualmente, esses provedores pequenos e médios juntos atendem mais clientes do que as grandes operadoras no país.

Embora exista esse tipo de atendimento, 1.206 municípios brasileiros, a maior parte na região Norte, ainda não tem infraestrutura para internet fibra óptica. Mas essa situação poderá mudar com o leilão do 5G, que prevê como contrapartida levar a conexão aos municípios mais isolados do Brasil.

Esse trabalho é o objetivo da Entidade Administradora da Faixa (EAF), uma organização sem fins lucrativos fundada com investimentos da Claro, Tim e Vivo. Para se ter uma noção, essa organização foi responsável por levar conexão para 60 municípios com a instalação de cabeamento junto ao leito dos rios.

Fonte: Olhar digital 

Imagens: Grupo Algar 

Post Anterior

Próximo Post

Seguir
Carregando

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...