• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 projetos ambientais incríveis que estão tentando salvar nosso planeta

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      14/02/19 às 16h54

A preservação do meio ambiente tem cada vez mais entrado em pauta, sendo discutida tanto em grandes organizações quanto na casa das pessoas. Uma garrafa plástica, por exemplo, é usada em média por 15 minutos e demora 200 anos para se decompor. São vendidas um milhão delas por minuto no mundo.

Essa quantidade exorbitante é apenas para garrafas plásticas, mas de todo plástico produzido, apenas 9% é reciclado, 12% é queimado e o resto vai para aterros sanitários e para os oceanos, chegando até a água, comida, animais e os seres humanos. E esse é apenas um dos vários tipos de poluição no planeta. Aqui mostramos projetos de pessoas que não se mantêm indiferentes ao problema de poluição e fazem projetos para tentar ajudar o meio ambiente.

1 - Sapatos

A marca de sapatos Rothy faz seus calçados com plásticos reciclados. Um dos seus mais populares são as sapatilhas de várias cores. Inclusive, até mesmo Megan Markle usou uma quando foi visitar a Austrália. A Rothy já conseguiu reciclar 25 milhões de garrafas plásticas.

2 - Mobílias

Um projeto chamado EcoBirdy, da Holanda, transforma brinquedos infantis quebrados em móveis. E além de reciclar o plástico, a empresa também lançou um projeto onde explica os perigos que o plástico pode causar e ainda colocou o contêiner em creches onde as crianças podem jogar fora seus brinquedos quebrados.

3 - Bicicletas

Empresas brasileiras também fazem a sua parte para tentar tornar o mundo um lugar melhor. A empresa Muzzicycles faz bicicletas com molduras feitas de garrafas plásticas. Cada quadro leva 200 peças. Além do que, essas bicicletas são mais leves e mais baratas de se produzir. E o produto ainda tem uma garantia de 100 anos.

4 - Alimentação

Com a coleta e reciclagem muitos saem beneficiados, inclusive os animais de rua. Como é o caso dessa máquina feita pela empresa turca Pugedon, que é produzida para a coleta de garrafas plásticas e de vidro. Ela funciona com energia solar, e toda vez que alguém coloca uma garrafa dentro dela, comida é distribuída para cachorros e gatos que estiverem passando por lá.

5 - Chuveiro

Um sistema de chuveiros foi inventado pela empresa americana Nebia e consegue economizar até 70% de água. Ele foi desenvolvido por engenheiros da NASA, Tesla e Apple, e ao invés de jorrar água, ele pulveriza gotas menores. O que é um grande passo na economia de água mais que necessária no planeta.

6 - Casas

Casas inteiras também podem ajudar o meio ambiente e não somente tendo painéis de energia solar. Elas podem ser construídas com hempcrete, que é um material feito da mistura de chips de cânhamo e cal. Ele consegue reter o calor nas casa, regular a umidade, além de ser compatível com a maioria dos climas de de ser eco-friendly.

7 - Estradas

A empresa holandesa PlasticRoad faz módulos de construção de plástico reciclado. As estradas que são construídas utilizando esse tipo de material têm um custo mais baixo e os módulos pesam pouco e se conectam facilmente uns nos outros. Eles são vazados, permitindo que canos e cabos sejam colocados dentro delas. E as estradas podem durar décadas. E a primeira ciclovia de plástico foi construída na cidade holandesa de Zwolle.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+