Curiosidades

10 benefícios da dança para você incluir a dança no seu dia-a-dia

0

Em suma, todos nós sabemos sobre a importância de fazer exercícios constantemente. Isso porque a prática deles produz melhorias, não somente estéticas, como também condicionamento para o praticante. Especialistas recomendam ao menos uma caminhada por dia. Em suma, isso aumenta a produção de endorfinas, diminui a tensão muscular e abaixa o hormônio do estresse.

No entanto, o número de pessoas que não gosta de fazer qualquer tipo de exercício físico é bem grande. Mas o que a maioria das pessoas não percebem é que atividades simples do cotidiano podem ser formas de exercícios que passam desapercebidas.

Dançar, por exemplo, vai muito além do que somente a prática dos movimentos. Essa atividade pode, na realidade, ser a solução para vários problemas físicos e emocionais. Além disso, ela também ajuda a manter a forma, aumenta a autoestima e melhora o funcionamento do corpo e da mente e previne doenças cardíacas e respiratórias. Como se tudo isso já não fosse o bastante, mostramos aqui mais benefícios que a dança traz.

1 – Melhora o funcionamento do organismo

Danca1 624x351, Fatos Desconhecidos

Durante uma música mais animada, os batimentos cardíacos aumentam. Além deles, aumenta também a troca de fluídos entre os diferentes órgãos do corpo. Isso dá um equilíbrio físico natural.

2 – Ajuda na perda de peso

Danca2 624x416, Fatos Desconhecidos

Se você procura  perder peso, a dança pode ser uma ótima aliada. Isso porque, em algumas modalidades, como aeróbicas, é possível gastar até 700 calorias por hora. Com isso, você pode conseguir o corpo modelado e definido que sempre quis.

3 – Diminui ansiedade

Danca3 624x354, Fatos Desconhecidos

Um dos principais benefícios do exercício é diminuir a tensão e o relaxamento da musculatura. A dança faz isso e ainda estimula a concentração, acalma e tranquiliza a mente. Além é claro, de diminuir a ansiedade.

4 – Melhora a respiração

Danca4 624x416, Fatos Desconhecidos

Dependendo de qual modalidade de dança você fizer ela vai aumentar sua frequência cardíaca e vai estimular a circulação do sangue. Isso acaba melhorando a capacidade respiratória.

5 – Combate a depressão

Danca5 624x416, Fatos Desconhecidos

Todo mundo já ouviu que quem canta os males espanta. Mas a dança também influencia, de forma favorável, o emocional das pessoas. E ela ajuda a extravasar os sentimentos, principalmente os negativos.

6 – Autoconfiança

Danca6 624x416, Fatos Desconhecidos

As pessoas que dançam se sentem mais confiantes com relação ao seu próprio corpo. Por conta disso, elas consegue se expressar melhor. Isso porque a dança permite a liberdade dos movimentos corporais.

7 – Para todas as idades

Danca7 624x416, Fatos Desconhecidos

Algumas atividades físicas são restritivas para determinadas faixas etárias. A dança não é uma delas. Seja a pessoa, criança, adulto ou idosa, ela pode dançar à vontade. E o melhor de tudo é que na dança existem várias modalidades para serem escolhidas. Todas também sem restrição de idade.

8 – Sensação de liberdade

Danca8 623x416, Fatos Desconhecidos

Sentir o corpo livre conforme a música toca e o movimento vem intuitivamente é uma das expressões de arte mais belas. Esse sentimento faz a pessoa se sentir viva e ela pode expressar a sua personalidade sem medo de ser julgada.

9 – Estimula o cérebro

Danca9 624x416, Fatos Desconhecidos

Qualquer que seja o movimento realizado, o corpo manda informações para o sistema nervoso central. Assim, quanto mais se aprende a dançar, mais inteligente o corpo fica justamente pela quantidade de estímulos que recebe.

10 – Influencia na formação

Danca10 624x416, Fatos Desconhecidos

Todas as informações corporais, sociais e emocionais da dança ajudam no crescimento das crianças. Ela influencia positivamente até mesmo no desempenho escolar. Além disso, dançar facilita a compreensão de exercícios mais complexos.

Esses famosos bancam tudo para curtir com seus melhores amigos

Matéria anterior

Caverna de rei exilado por razões misteriosas foi descoberta

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Curiosidades

Comentários

Comentários não são permitidos