Você gosta de comida japonesa? De acordo com uma pesquisa realizada pelo Groupon, sushi é o prato preferido dos brasileiros depois do churrasco.

Além de leves e saudáveis, eles também são saborosos e já existem tipos variados para todos os gostos. Com tantos pontos positivos, não é difícil imaginar como o alimento ganhou o gosto dos brasileiros.

O sucesso do sushi não é apenas no Brasil, tanto é que recentemente o site The Daily Meal apontou alguns fatos desconhecidos sobre o alimento. Curioso para saber quais são eles? Então confira:

1. O arroz nem sempre era utilizado

arroz

Dois dos principais ingredientes do sushi são arroz e peixe. No entanto, nem sempre a dupla atuou em conjunto na hora da alimentação. Isso acontece porque no século VIII, o arroz era utilizado apenas para conservar o peixe.

Depois de salgado, ele recebia uma camada de arroz, mas antes da preparação o arroz era descartado. Já imaginou um sushi sem arroz?

2. O salmão não era utilizado até a década de 1980

salm

Publicidade
continue a leitura

O salmão nem sempre fez parte da culinária japonesa. Ele começou a ser utilizado no preparo de sushi e outros pratos apenas na década de 1980. E não pense que a ideia foi dos asiáticos, foram os noruegueses que apresentaram o peixe aos japoneses.

3. Temaki e sushi são a mesma coisa

temaki

O temaki nada mais é do que um sushi em forma de cone. Outra variante é o chirashi, arroz com peixe em cima servido em uma tigela.

4. O sushi foi o primeiro fast food

sushi

No início da década de 1.800 o sushi era como uma espécie de fast food. Na época, centenas de restaurantes surgiram com a proposta de oferecer comida rápida e em grande escala. Para garantir que o peixe durasse mais, o sushi era marinado em molho de soja.

5. A maneira correta de comer sushi é com a mão

mão

Publicidade
continue a leitura

Grande parte das pessoas costuma usar o hashi, aqueles palitinhos japoneses, mas a verdadeira forma de comer sushi é com os dedos! Somente o sashimi deve ser consumido com ajuda dos hashis. Além disso, o sushi também deve ser comido com uma única mordida.

6. O arroz deve ser temperado com vinagre especial

suu

O sushi não pode desmanchar antes de chegar até a boca, por isso o arroz deve ter uma textura um pouco pegajosa. Por conta disso, ele é temperado com um vinagre especial.

7. Sushi norte-americano

cali

Os sushis que são feitos com arroz na parte externa e a alga interna não são originalmente japoneses. Na verdade, essa versão do prato surgiu nos Estados Unidos, por isso o nome Califórnia Roll.

Publicidade
continue a leitura

8. Abacate no lugar do atum

abacate

Outra invenção norte-americana além dos Califórnia Roll foi a substituição do atum pelo abacate. Há quem diga que a textura dos dois é parecida, mas o gosto é bem diferente, você não acha?

9. Vinagre e sal para disfarçar o cheiro

vinagre

O peixe usado na preparação do sushi precisa ser tratado com sal e vinagre por causa do odor. Além de amenizar o cheiro forte que o peixe cru tem, os ingredientes ajudam a melhorar a coloração e a umidade do peixe.

10. Em alguns países o peixe precisa ser congelado antes

sus

Alguns países exigem que os peixes usados na preparação de sushis sejam congelados antes. O processo não altera o sabor, mas pode ajudar no combate de parasitas que se instalam no peixe. Como os nematoides, por exemplo.

Publicado em: 17/06/15 13h14