• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


10 coisas que os europeus fazem e que os brasileiros acham bizarras

POR Júlia Marreto    EM Curiosidades      14/09/16 às 15h22

Viajar pelo mundo parece ser algo bastante agradável, mas será que é tão fácil como muita gente diz? Para quem nunca viajou para o exterior pode ser uma aventura e tanto. Por exemplo, chegar em praias francesas, durante o inverno, e ver pessoas nadando pode não ser algo muito normal para um brasileiro, que está acostumado com temperaturas elevadas, por volta dos 30ºC, às vezes mais, no verão.

Agora, existem alguns hábitos europeus que podem ser um tanto quanto bizarros para nós brasileiros. Como a falta de banhos ou escovar os dentes. Também coisas boas, como devolver o troco de 1 e 2 centavos, como acontece na Irlanda.

É importante lembrarmos que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina a aqueles que se interessarem e/ou identificarem. Sendo assim, a redação da Fatos Desconhecidos selecionou uma listinha com 10 coisas que os europeus fazem e que os brasileiros acham bizarras.

1 - Não tomam banho regularmente

01

De fato, em nenhum outro país no mundo se toma tanto banho quanto no Brasil. A média de banhos por pessoa em nosso país é de 3 por dia. Na Europa, principalmente no Reino Unido, Alemanha e Turquia, apenas metade da população toma banho todos os dias. De acordo com o dermatologista Jayme de Oliveira Filho tomar mais de um banho por dia pode ser prejudicial à pele. "Passar mais sabonete onde é necessário, regiões axilares e genitais e sabonetes que tenham PH mais leves: infantis, líquidos. Banhos rápidos, não muito quentes porque a temperatura também acaba tirando a proteção natural da pele".

2 - Não cuidam dos dentes, grande parte são amarelados e/ou podres

02

Assim como eles não tem o costume de tomar mais de um banho por dia, raramente um, o mesmo acontece com a escovação dos dentes. Supondo que o não tomar banho seja por conta do frio, talvez possamos atribuir o mesmo motivo à falta de higiene bucal.

3 - Eles consomem álcool nas refeições, principalmente no almoço

Closeup of wine glasses held by family at lunch

Um hábito que não é tão comum no Brasil. Não raro é vemos famílias almoçando com garrafas de vinho à mesa, e não apenas os adultos bebem, como as crianças também (muito pouco, claro!). Diferentemente de nosso país, o consumo de bebidas alcoólicas é moderado.

4 - Na Holanda as pessoas podem pagar a carteira de habilitação com sexo

capa

Desde que os alunos sejam maiores de 18 anos, é permitido pelo governo holandês que os alunos paguem as aulas de autoescola com sexo. No entanto, não é permitido oferecer o sexo em troca do serviço. De acordo com o Ministro dos Transportes, Melanie Schultz van Haegen, e o Ministro da Justiça, Ard van der Steur, não se trata do oferecimento de atividades sexuais mediante remuneração, mas o oferecimento de uma aula de condução". A iniciativa tem de partir do instrutor.

5 - Eles devolvem 1 e 2 centavos de troco

05

Uma coisa que temos certeza no Brasil é que se o troco a ser devolvido é de 1 ou 2 centavos não precisamos nem nos preocupar porque nunca mais veremos esses valores. Mas, na Europa, especialmente na Irlanda, essas moedinhas são consumidas a todo vapor. Em qualquer lugar que você vá, eles vão devolver o troco, que é seu por direito.

6 - 90% das francesas não usam maquiagem

06

No Brasil estamos acostumados a ver mulheres com o que chamamos de "maquiagem leve", aquela que dá a impressão de que a pessoa está sem maquiagem. Normalmente é usado corretivo, base, blush, sombra neutra, rímel, uma coisa ou outra a mais. Na França, as mulheres são adeptas a não maquiagem. Claro que não são todas, apenas uma boa parcela. Um bom exemplo é Charlotte Gainsbourg (foto acima), que está usando no máximo um batom, quando em um evento chique.

7 - Em Portugal é muito comum ver pessoas cuspindo no chão

07

Um hábito não tão incomum no Brasil, mas que causa desconforto para quem presencia. Em Portugal, tanto homens quanto mulheres possuem esse hábito, em qualquer lugar a qualquer hora.

8 - Alemanha sem sapatos em casa

08

Lá as pessoas não devem entrar em casa calçando os sapatos. Não importa se você é o dono da casa ou apenas uma visita. Esse hábito, muito parecido com o de alguns países asiáticos, é cultivado porque a maioria das casas são limpas por seus donos. Por isso, é bastante comum encontrar chinelos na porta das casas, especialmente para as visitas.

9 - As bebidas são pagas no balcão na hora de fazer o pedido

09

Não são em todos os lugares, mas em boa parte dos bares e pubs da Europa a bebida é pedida diretamente no balcão, para o barman e paga diretamente para ele. O que pode ser um hábito não muito comum para alguns brasileiros, principalmente aqueles que estão acostumados com a "comanda".

10 - Cigarros por todos os lugares

10

Não necessariamente em todos os lugares, por exemplo, na Áustria os fumantes tem vez. Eles são proibidos de fumarem dentro de ônibus, mas em outros lugares, inclusive lugares "fechados" é comum ver pessoas fumando. Ao contrário do Brasil, que está cada vez mais rígido com as leis anti-fumo.

Então pessoal, vocês já sabiam dessas coisas? Encontraram algum erro? Ficaram com alguma dúvida? Possuem alguma sugestão? Não se esqueçam de comentar com a gente!

Próxima Matéria
Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+