• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 truques para sobreviver ao calor sem ar-condicionado

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      25/09/18 às 15h59

Dentre todas as estações, as preferidas e mais populares são: inverno e verão. Algumas pessoas são amantes das baixas temperaturas e esperam o ano inteiro, ansiosas para tirar o casaco do guarda-roupas. Essas geralmente são as inimigas das praias e do Sol como um todo. Por outro lado, existem aqueles que preferem usar menos trajes e adoram o calor do verão. Sol, praia, bebidas frias tropicais e pouca roupa fazem parte do paraíso. No entanto, é mais difícil lidar com altas temperaturas do que com o frio intenso. Fica ainda mais difícil "sobreviver" ao calor quando não temos o mágico e amado ar-condicionado em casa ou onde quer que estejamos.

Pensando um pouco nisso e com o intuito de ajudar, resolvemos trazer essa matéria. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou alguns truques simples para sobreviver ao calor sem ar-condicionado. Se você souber de alguma outra dica que não listamos aqui, manda pra gente nos comentários aí embaixo. Aproveite para compartilhar com todos os seus amigos e, sem mais delongas, confira conosco a seguir e surpreenda-se.

1 - Resfrie mãos e pés

O resfriamento com água é extremamente eficaz. Encha bacias ou baldes com água, molhe os pés e as mãos. Toalhas molhadas em volta do corpo ou lenços frios também ajudam muito a resfriar o corpo, basta enrolar em volta do pescoço. Tome banhos gelados e utilize borrifadores de água para se refrescar durante o dia.

2 - Fique na parte debaixo da casa

Como a tendência do ar quente é subir, opte por ficar na parte debaixo da casa, caso more em um sobrado ou residência maior. Os andares superiores da casa ficarão sempre mais quente do que o térreo. Casas com porão são ótimas para se "esconder" das altas temperaturas.

3 - Elimine as fontes extras de calor

Lâmpadas incandescentes geram um calor desnecessário, assim como computadores e outros aparelhos ligados. Se não estiver utilizando-os, é recomendado desligar e tirar da tomada. Opte por alimentos frescos que não necessitam de um preparo no forno ou fogão, isso também ajuda.

4 - Evite cafeína e bebida alcoólica

Acredite, esse tipo de bebida age como diurético em nosso organismo. Isso faz com que soframos uma desidratação, então não é recomendado em dias quentes.

5 - Evite muita proteína

Em dias quentes é recomendado evitar as refeições muito ricas em proteínas. Isso faz com que aumente o calor metabólico, o que aquece o nosso corpo mais do que o normal.

6 - Beba muita água

Essa é uma das recomendações mais precisas. Manter-se hidratado o ano todo já é uma necessidade, mas em dias quentes é ainda mais. Você fica mais suado e seu corpo necessita mais de água do que você imagina, então para amenizar o calor e preservar a saúde, beba muita água.

7 - Feche as janelas

Acredite, as janelas abertas durante o dia podem aumentar o calor por causa da massa de ar que entra. Além de mantê-las fechadas, é sempre bom usar cortinas isoladas. Abra-as durante a noite, quando não tiver mais raios solares. Nesse período você pode ainda usar uma toalha molhada pendurada nelas para resfriar o ar.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+